Carioca Esporte Clube – Rio de Janeiro (RJ): Anos de 1956 e 1967

Escudo de 1956

Finalizando essa visita ao site Mercado Livre, encontrei uma flâmula de 1967 do Carioca Esporte Clube. Essa agremiação foi Fundada no dia 23 de Novembro de 1933, a partir da fusão do Carioca Football Club, que foi fundado como Club Sportivo Victorioso, em 16 de março de 1907, com o Gávea Sport Club.

Time de 1956

Sua sede está localizada na Rua Jardim Botânico, 650, no Bairro Jardim Botânico, na Zona Sul do Rio. Suas cores são o vermelho (herdado do Carioca FC), verde (do Gávea Sport Club), e branco (comum aos dois clubes).

No futebol as suas maiores glórias, foi como Carioca Football Club, quando faturou o Torneio Início, em 1919. Foi campeão do 1º campeonato a nível nacional de futebol de salão (atual Futsal), em 1968. Mandava seus jogos no campo da Rua Dona Castorina situado no mesmo bairro.

O Carioca FC é o segundo maior vencedor do Campeonato Estadual da 2ª Divisão com cinco títulos. Na Elite do Futebol Carioca, participou em seis edições: 1917(9º lugar), 1918 (6º lugar), 1919(10º lugar), 1931 (10º lugar) e 1932 (10º lugar) como Carioca Football Club, e em 1935 (7º lugar) como Carioca Esporte Clube.

 

 

 

FONTES & FOTOS: Arquivo Pessoal – Wikipédia – Site do Clube – Mercado Livre – Jornal A Notícia

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Escudos, História do Futebol, Rio de Janeiro em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

5 pensou em “Carioca Esporte Clube – Rio de Janeiro (RJ): Anos de 1956 e 1967

  1. Manoel Henrique Martins

    Perfeito seu comentário. Meu pai e minha mãe foram operários da fábrica situada na rua Pacheco Leão. Meu pai foi jogador de campo pelo Carioca Esporte Clube, eu joguei futsal pelo Carioca nos anos de 1960.

  2. Sérgio Mello Autor do post

    Excelente notícia. Um clube com tradição nas quadras e nos campos. Que o retorno seja em grande estilo.
    Abraços

  3. Mauro Sousa

    Sou o atual professor de judô do clube. ex atleta de judô do carioca, aluno do saudoso mestre Silva, anos 90. Hoje, dou continuidade ao trabalho do mestre e pretendo resgatar o futebol também. O nosso glorioso carioca irá voltar muito em breve.
    Sensei Mauro Sousa

  4. Sérgio Mello Autor do post

    Fernando, essa linha é pertinente, porém ainda não encontrei essas evidências!
    Caso eu encontre, reescreverei a história do clube!

    Att.

  5. Fernando Bretas de Noronha JUNIOR

    Este clube tem alguma ligação com a COMPANHIA CARIOCA DE TEARES”, 1913. Situada na Estrada Dona Castorina (atual Rua Pacheco Leão), no Jardim Botânico. Seus quadros eram formados por mestres ingleses, operários brasileiros e imigrantes pobres, sendo a maior parte de mulheres e crianças, devido ao salário ser metade do salário de um homem. Os trabalhadores fundaram uma vila e uma associação esportiva em 1907, que deu origem ao Carioca Foot-ball Clube. ????

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *