Porto Real Country Club – Porto Real (RJ): Escudo raro de 1966 e uniforme de 1991

Seguindo nas pesquisas elo Mercado Livre encontrei um dos uniformes em que o Porto Real Country Club utilizou no Campeonato Estadual da 3ª Divisão de 1991. Outra peça achada é uma flâmula da agremiação de 1966, quando ainda se chamava Porto Real Esporte Clube, Fundado no dia 1º de Abril de 1951, localizado no Município de Porto Real (RJ).

O Porto Real estreou no profissionalismo em 1991 na Terceirona, que na prática equivalia a Quarta Divisão. Após dois turnos disputados sob uma fase única se sagrou vice-campeão ao perder para o Esporte Clube Barreira, do Distrito de Bacaxá, em Saquarema.

Bayer Esporte Clube, Everest Atlético Clube, Opção Futebol Clube, Grêmio Olímpico Mangaratiba, Portela Atlético Clube, Nilópolis Futebol Clube, Bela Vista Futebol Clube e Associação Atlética Colúmbia foram os outros colocados pela ordem de classificação.

Em 1992, o Porto Real fez sua última aparição no profissionalismo ao disputar a Segunda Divisão, que na prática era a Terceira. Após a primeira fase, o time ficou em quarto lugar no Grupo “A” atrás de Colégio Futebol Clube, Tamoio Futebol Clube (Cabo Frio) e Monte D’Ouro Futebol Clube. Esporte Clube Siderantim e GREFFEM (Volta Redonda) foram os últimos. Se classificaram apenas os três primeiros à fase seguinte.

Chegou a disputar a Copa Rio de 2000, chegando à segunda fase quando foi eliminado pelo Casimiro de Abreu Esporte Clube. Após essa curta experiência, o Porto Real Country Club passou a atuar nos Campeonatos Citadinos, organizados pela Liga Angrense de Desporto (LAD).

PS: Vale esclarecer que até 05 de Novembro de 1995, Porto Real era um Distrito de Resende. A partir desta data se mancipou ganhando status de Município, que fica a 123 km da capital do Rio e conta com uma população de 16.574 habitantes (segundo o censo do IBGE de 2010).

 

FONTES: Arquivo Pessoal – Mercado Livre – Wikipédia 

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Curiosidades, Escudos, História do Futebol, Rio de Janeiro (antigo Estado do RJ) em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *