A história do 1º Campeonato Amazonense de 1914: O triunfo do Manáos Athletic

Taça Gordon: prêmio máximo do Campeonato Amazonense de 1914

Desde os primeiros registros de jogos de futebol em Manaus, no início do século XX, que aos poucos aquela modalidade esportiva foi caindo no gosto e simpatia dos amazonenses, desbancando o ciclismo e o turfe, até então, as modalidades esportivas preferidas da elite Baré. A cada dia, mais clubes iam surgindo e número de adeptos aumentava.

A imprensa passava a dar mais destaque ás reuniões, treinos,jogos e posse de diretorias dos principais clubes de futebol. Com o crescimento do esporte no Amazonas, se lançou a ideia de realizar um campeonato local para premiar o melhor time do estado. A primeira tentativa ocorreu em 1909. Os dirigentes dos principais clubes daquele ano chegaram a fazer reuniões mas,devido a divergências entre eles,a ideia não foi adiante.

 

CRIADA A LIGA AMAZONENSE DE FOOTBALL

Somente Quatro anos depois é que novamente se lançou novamente o antigo desejo. Depois de muitas reuniões, finalmente era fundada, em 7 de janeiro de 1914, a Liga Amazonense de Football (LAF) com o coronel José Ramalho como presidente e o inglês William Gordon na função de vice.

 

DEFINIDOS OS TIMES PARA JOGAR A 1ª & 2ª DIVISÕES

Superada a primeira barreira, a Liga tratou de organizar o 1º Campeonato Amazonense. Aberta as inscrições, ficou decidido que haveriam duas divisões do torneio. Na Primeira Divisão foram definidos Cinco clubes para a disputa:

Nacional;

Vasco da Gama;

Manáos Sporting;

Rio Negro e

Manáos Athletic.

 

Na Segunda Divisão foram definidos sete equipes (quatro clubes e mais três suplentes de Rio Negro, Manáos Sporting e Vasco da Gama):

Luso;

Onze Português;

Naval;

Satéllite;

Rio Negro (reservas: Time B);

Manáos Sporting (reservas: Time B) e

Vasco da Gama (reservas: Time B).    

 

FÓRMULA DE DISPUTA

A fórmula de disputa do campeonato de 1914, era bem simples. As equipes se enfrentavam em turno e returno. No final, o time que somasse o maior número de pontos seria decretado o campeão. Feito isso, o Manáos Athletic chegou aos 14 pontos, em oito jogos, e foi o 1º Campeão Amazonense de 1914.  O vice-campeão foi o Nacional que somou 12 pontos, em oito partidas.

LOCAIS DOS JOGOS

Os jogos da Primeira Divisão seriam realizados no Bosque Municipal e os da Segunda Divisão aconteceriam na Praça Floriano Peixoto. O prêmio máximo para a equipe campeã seria a Taça Gordon, um belo troféu que foi confeccionado a mando do comerciante inglês William Gordon. Antes do certame começar,já era unanimidade entre os torcedores afirmar que o campeão seria o Nacional ou o Manáos Athletic,o que de fato acabou se concretizando.

 

CRAQUES QUE DESFILARAM NO 1º ESTADUAL  

O campeonato contaria com a presença de grandes craques daquela época. Cazuza, Paulo Mello e Cícero Costa pelo Nacional; Carneiro e Borges do Vasco; Pudico e Anízio do Rio Negro; Loureiro e Américo do Manáos Sporting e Burns, Barton e Gorvin do Manáos Athletic.

Partida realizada no bosque e válida pelo Amazonense de 1914. Jogadores do Vasco (camisa branca) dividem a bola com os atletas do Rio Negro (uniforme preto). Os vascaínos venceram por 2 x 1.

COMEÇA O I CAMPEONATO AMAZONENSE DE 1914

O jogo de estreia aconteceu no dia 1º de fevereiro de 1914, no Bosque Municipal. Em campo, os times do Nacional e Manáos Athletic. As arquibancadas estavam lotadas e o juiz escolhido foi Alcebíades Antongini.

Debaixo de muita chuva (fazendo com que os torcedores se refugiassem em casa das imediações), o Nacional estreava com o pé direito perante o seu maior rival pois, venceu os ingleses por 2 a 1, gols assinalados por Paulo Mello.

NOTA TRISTE: O zagueiro inglês Mckenzie fraturou a perna numa dividida, ficando de fora definitivamente do certame. Durante o andamento do torneio, Nacional e Manáos Athletic disputaram, palmo a palmo, a liderança do campeonato. Aconteceram alguns fatos curiosos.

Bosque Municipal. Foi nesse campo que se realizou o 1º Estadual

POLÊMICAS & GOLEADAS

No jogo em que o Manáos Sporting ganhou do Vasco por 2 a 0, houve abandono  de campo por parte dos vascaínos, alegando que foram prejudicados pelo árbitro que validou dois gol ilegítimos.

Já o Nacional massacrava o Rio Negro por 12 a 0 que é, até hoje, a maior goleada registrada na história entre os dois rivais. O Manáos Sporting realizou a maior “zebra” do torneio ao ganhar do Nacional por 2 a 0, evitando assim que os nacionalinos fossem campeões antecipados.

 

MANÁOS ATHLETIC O ‘1º CAMPEÃO AMAZONENSE DE 1914’           

O jogo decisivo ocorreu no dia 14 de junho de 1914. Cerca de 3 mil pessoas foram ao Bosque Municipal acompanhar o duelo final, a maioria torcendo pelo Nacional. Em campo, o juiz escolhido foi Eurico Borges (que pertencia ao Vasco).

Após um jogo empolgante, os ingleses venciam os nacionalinos por 3 a 2, gols assinalados por Ernesto (contra), Burns e Barton para o Manáos Athletic e Bevilaqua e Cícero Costa para o Nacional. Desse modo, os ingleses do Athletic se tornavam os primeiros campeões da história do futebol do Amazonas.

 

FESTA CONTOU COM A PRESENÇA DO GOVERNADOR DO AMAZONAS

A grande festa de premiação de entrega de medalhas e da Taça Gordon para os campeões, aconteceu em dezembro de 1914, no Bosque. Houve um jogo entre dois times provisórios formados pelos melhores jogadores do campeonato. Os representantes da Liga Amazonense de Football (LAF) e o governador do estado, Jonathas Pedrosa, estiveram fizeram presentes.

 

PREMIAÇÕES

Infelizmente, alguns dos jogadores ingleses do Athletic não puderam estar presentes pois, haviam sido convocados pelo exército britânico e estavam nas trincheiras da Europa combatendo  os alemães.

Também foi entregue a Taça Ramalho Júnior ao Manáos Sporting, o grande campeão do 1º Campeonato Amazonenses da 2ª Divisão. Cícero Costa foi artilheiro do certame com 16 gols. O primeiro Estadual foi um sucesso de público, organização e cobertura da imprensa.

CURIOSIDADE

Talvez muitos não saibam, mas o Campeonato Amazonense é um dos pioneiros do Brasil. Na verdade, é o 5º mais antigo do  país pois, só perde para o Paulista (1902), Baiano (1905), Carioca (1906) e Paraense (1908).

 

TODOS OS JOGOS DO ESTADUAL DE 1914

1ª Rodada:

Nacional                   2          x          1          Manáos Athletic

Manáos Sporting     5          x          2          Rio Negro   

2ª Rodada:

Manáos Athletic      3          x          0          Vasco  da Gama    

Nacional                   9          x          0          Rio Negro  

3ª Rodada:

Manáos Athletic      2          x          0          Manáos Sporting                                                               

Nacional                   3          x          0          Vasco  da Gama    

4ª Rodada:

Manáos Athletic      8          x          0          Rio Negro                                                                        

Nacional                   3          x          0          Manáos Sporting   

5ª Rodada:

Rio Negro                 2          x          1          Vasco  da Gama

Manáos Athletic      5          x          1          Manáos Sporting     

6ª Rodada:                                             

Nacional                   12       x          0          Rio Negro

Manáos Sporting     2          x          0          Vasco  da Gama    

7ª Rodada:

Manáos Athletic      10       x          0          Rio Negro

Nacional                   3          x          0          Vasco  da Gama

8ª Rodada:

Manáos Sporting     2          x          0          Rio Negro        

Manáos Athletic      3          x          0          Vasco  da Gama

9ª Rodada:

Manáos Sporting     2          x          0          Nacional    

Vasco  da Gama      2          x          1          Rio Negro

10ª Rodada:

Manáos Athletic      3          x          2          Nacional  

Manáos Sporting     2          x          1          Vasco  da Gama

 

FONTES & FOTOS: Professor e Pesquisador do Futebol Amazonense, Gaspar Vieira Neto

 

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Amazonas, Curiosidades, História do Futebol em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *