O Brasil Football Club foi uma agremiação da cidade de Manaus (AM). A equipe auriverde foi Fundado no domingo, do dia 7 de Fevereiro de 1909, pelo jovem Ulysses Reymar (FOTO Abaixo). Sem dúvida, foi um dos clubes mais competitivos que surgiu em Manaus, numa época em que o esporte bretão engatinhava no estado e também no país.
CAMPO & UNIFORME
Junto com o amigo Adail Valente e outros, Ulysses costumava bater sua bola aos finais de semana nos principais logradouros da cidade. Daí surgiu a ideia dos rapazes em fundar um clube dedicado ao futebol. A nova agremiação foi batizada com o nome do próprio país. O Brasil instalou sua sede social na residência da Rua Monsenhor Coutinho, 110, no Centro de Manaus. O seu campo ficava na Praça Antonio Bittencourt. O uniforme definido consistia em camisa amarela com listras verticais verde e calção branco. Seus principais rivais foram o Racing e o Manáos Athletic.
1º JOGO
A primeira partida foi no dia da sua fundação (7 de fevereiro de 1909), quando goleou a equipe do Foot-Ball Club por 7 a 1. Após o fim do jogo, os associados do time derrotado e os fundadores do Brasil se juntaram para consolidar, naquele dia, o nascimento do clube.
PRIMEIRA DIRETORIA
Alguns dias após a fundação e o jogo inaugural, foi realizado uma assembleia, no qual foi votada e definida a 1ª Diretoria, constituída da seguinte forma:
Presidente – Tancredo Costa;
Secretário – Ulysses Reymar;
Tesoureiro – Alfredo Costa.
Como em todo início, a empolgação e muitas ideias borbulhavam, e o primeiro ato da neo diretoria foi enviar uma petição à Prefeitura de Manaus, a fim de ter os direitos sobre a utilização da Praça Antonio Bittencourt como seu campo, no qual o clube foi atendido com parecer favorável.
Feito isso, o segundo passo era a realização de um evento de ‘pompa’ para consolidar oficialmente sua fundação. Este evento foi realizado no dia 07 de março de 1909, quando o Brasil recebeu, na Praça Antonio Bittencourt, o time dos Aprendizes Marinheiros. O jogo foi bem festivo, com presença de um bom público e pessoas de destaque da sociedade, e terminou empatado sem abertura de contagem.
No ano de sua origem, o futebol Baré era dominado pelo Racing.E foi com essa equipe que o Brasil realizou,em 1909, o maior clássico do futebol amador amazonense daquele ano, pois Brasil e Racing se tornaram rivais ferrenhos. Nos quatro confrontos registrados no referido ano, houve um resultado bem equilibrado: uma vitória do Brasil, um empate e duas do Racing. É também em 1909 que o Brasil realiza duas importantes partidas com equipes visitantes. A primeira foi contra o time do Sport Club Pará, de Belém, que ao chegar em Manaus, lançou um desafio aos”Brasilplayers” (termo utilizado pela imprensa para designar os jogadores do clube).
O jogo teve presença máxima de torcedores e terminou com a vitória dos paraenses por 2 a 0. O segundo jogo foi contra a tripulação do vapor inglês”Viking“, do qual não se sabe o resultado final. Ambos os jogos aconteceram na Praça Antonio Bittencourt. É no período de 1912 a 1913 que o Brasil começou uma grande rivalidade com a equipe inglesa do Manáos Athletic, tornando-se assim o mais novo clássico do futebol amazonense daqueles anos. A rivalidade era mais acirrada devido ao fato dos jogadores dos dois times serem de nacionalidades opostas.
Também nesses anos o Brasil contava com um reforço de peso na sua linha de ataque:o craque Cícero Costa. Em um dos emocionantes confrontos,o Manáos Athletic goleou os Brasileiros por 6 a 2. Mas, dias depois, jogando no campo inimigo (Bosque Municipal), o Brasil dava o troco na mesma moeda: goleava os ingleses por 5 a 1, com excelente atuação de Cícero que marcou três gols. O último jogo entre ambos aconteceu no dia 29 de junho de 1913 quando o Athletic goleou novamente o Brasil por 5 a 0. Após essa peleja, o Brasil se extinguia.
Mais não sem antes fechar com chave de ouro sua participação na história do futebol Baré, pois também foi um dos clubes pioneiros que ajudou a popularizar o futebol no Amazonas em seus primeiros anos de vida. Revelou alguns pioneiros craques da história do futebol local como Tancredo Costa, Pingarilho, Adail, Carlos Studart, Cícero Costa, Paulo Mello e Loureiro. É bom lembrar que, anos depois, surgiu uma nova equipe chamada Brasil Sport Club e que disputou os campeonatos amazonenses de 1918, 1921 e 1922. Esse clube não tinha nenhuma ligação com o antigo Brasil Football Club.
FONTE: Professor e Pesquisador do Futebol Amazonense, Gaspar Vieira Neto