O futebol foi introduzido no Amazonas por volta de 1903, trazido pelos ingleses que residiam na capital amazonense. Naquele período, Manaus passava por uma grande efervescência econômica, impulsionada pela exportação da borracha. Inicialmente,o futebol era uma prática restrita dos britânicos, que costumavam jogá-lo no bairro da Cachoeirinha, que na época se encontrava um pouco distante da área central.
Com o tempo,os nativos acabaram sendo conquistados por aquele jogo e, a partir de 1906, passaram a fundar seus próprios clubes. A partir daí,começaram a se realizar jogos entres os ingleses e os manauaras.No início, os britânicos ganhavam com facilidade mas, com o tempo, os amazonenses foram assimilando as táticas e se aperfeiçoando a ponto de encarar os orgulhosos súditos da rainha sem nenhum temor.
Passados os anos,o futebol foi ganhando mais visibilidade no estado. Em 1913 o futebol já estava consolidado como esporte favorito de toda a população baré. Foi então que nesse ano os dirigentes dos principais clubes lançaram a ideia de organizar um combinado com os melhores jogadores amazonenses em um time que ficou conhecido como “Scratch Brasileiro“.
A finalidade era enfrentar a poderosa equipe inglesa do Manáos Athletic. Seria uma maneira de tentar tirar os orgulhosos ingleses de seu pedestal e também de saber qual era o melhor futebol praticado no Amazonas naquele momento,se o inglês ou brasileiro.
O primeiro confronto entre o Combinado Amazonense (que foi formado pelos melhores atletas do Brasil e do Nacional) e o Manáos Athletic, aconteceu no dia 16 de março de 1913 no campo do Bosque Municipal. O árbitro do duelo foi Fábio Loureiro e a partida terminou com uma goleada dos ingleses por 6 a 0, apesar dos esforços dos atacantes Paulo Mello e Pucú, que não conseguiram furar o gol do goleiro inglês Anderson.
O segundo jogo aconteceu quatro meses depois. Realizado no bosque, no dia 20 de julho, e arbitrado pelo inglês Meech. O resultado final foi a vitória do Athletic, de virada, por 4 a 2. Cunningham (duas vezes), Billet e Wright marcaram para os britânicos, enquanto Paulo Mello e Paiva descontaram para os manauaras.
Um fato curioso é que é que houve uma confusão entre os jogadores devido ao juiz ter validado um gol em impedimento dos ingleses e ter anulado um legítimo dos amazonenses. O terceiro duelo foi no dia 12 de outubro. Foi também realizado no Bosque e teve como juiz o senhor Hermano Braga.
O Combinado era formado pelos melhores jogadores do Manáos Sporting e Nacional. O confronto foi bem disputado, terminando empatado em 3 a 3. Paulo Mello (dois tentos) e Cícero Costa assinalaram para os brasileiros. Já Gorvin marcou três vezes para o Athletic. O jogo teve a presença ilustre do doutor Álvaro Zamith, presidente da Liga Metropolitana do Rio de Janeiro, que se encontrava em Manaus.
O quarto jogo foi realizado no mesmo local, e teve como juiz o inglês Gay. A partida foi bem emocionante com a vitória, de virada, do Combinado sobre o Manáos Athletic por 4 a 3. Cícero Costa (dois), Loureiro e Paiva marcaram para o Combinado. Cunningham, Wright e Fernandinho (contra) descontaram para os britânicos.
A partida foi dedicada ao superintendente da capital, doutor Jorge de Moraes. Um fato curioso é que, ao findar o 1º tempo, os manauaras perdiam por três gols de vantagem. Foi aí que o capitão do time percebeu o erro tático e tirou Cícero da zaga para colocar-lhe no ataque.E foi aí que começou a reação do escrete local, culminando com a vitória.
O quinto e último encontro aconteceu no dia 7 de dezembro, no Bosque. Foi arbitrado por Fábio Loureiro. Diferente dos outros jogos, este duelo não teve grande presença de público devido ao fato de estar sendo comemorado, naquele dia, festividades em honra á santa padroeira do Amazonas.
Além disso, uma torrencial chuva que caiu antes do jogo, afastou mais ainda a torcida. O jogo foi bem equilibrado e, no final, o Combinado Amazonense triunfava sobre o Athletic por 3 a 2.Cícero Costa (dois) e Cazuza balançaram a rede para os manauaras e Barton e Ostereich finalizaram para os ingleses.
O goleiro do Combinado, Craveiro, ainda defendeu um pênalti batido por Barton. E assim,terminou a série de Cinco jogos entre os melhores atletas amazonenses e o Manáos Athletic. A disputa foi bem equilibrada: duas vitórias para cada lado e um empate. A conclusão final é de que tanto britânicos como os nativos se mostravam em pé de igualdade, em referência ao melhor futebol jogado no norte do Brasil.
Esses cinco duelos foram de grande sucesso na vida esportiva de Manaus em 1913. Houve grande cobertura da imprensa, arquibancadas lotadas, presença de autoridades e, lógico, grandes jogadas dos brilhantes atletas amadores que encantaram a exigente torcida amazonense, que a partir daquela data adotou o futebol como o principal esporte do Estado.
FONTE: Professor e Pesquisador do Futebol Amazonense, Gaspar Vieira Neto