Grêmio Litero Recreativo Petrolândia – Petrolândia (PE)

O Grêmio Litero Recreativo Petrolândia é uma agremiação do Município de Petrolândia (PE). Fundado no dia 09 de Agosto de 1958, a sua Sede fica na Av. Prefeito José Gomes de Avelar, s/n, no Centro da cidade. A equipe rubro-negra manda os seus jogos no Estádio Manoel Anízio de Menezes, o “Galegão”, com capacidade para 5 mil pessoas.

 Em 1997, o Grêmio de Petrolândia fez uma temporada memorável, conquistando o título da Taça de Pernambuco de Futebol e logo depois ficou com o vice-campeonato do Estadual da Série B. Com isso, assegurou o acesso para o Campeonato Pernambucano da 1ª Divisão em 1998. Porém, a campanha foi aquém e acabou rebaixado.

Após amargurar algumas temporadas na Segundona, o Grêmio de Petrolândia enfrentou problemas financeiros e desistiu das competições profissionais, se licenciando junto a Federação Pernambucana de Futebol (FPF). Atualmente o clube participa das competições amadoras na região.

 

Fonte: Wikipédia – Rsssf Brasil

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Escudos, História do Futebol, Pernambuco em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

4 pensou em “Grêmio Litero Recreativo Petrolândia – Petrolândia (PE)

  1. Sergio Mello Autor do post

    Meu amigo Ielo, sem problema!
    É conversando que ampliamos as nossas informações!

    Um grande abraço ao amigo!

  2. Antonio Mario Ielo

    Sergio,

    Desculpe, acho que expressei mal, ao verificar constatei que os meus dados sobre este ano estavam incorretos.
    O correto é como vc publicou no artigo, a participação do Gremio Literario Recreativo Petrolândia e do Ferroviario EC de Serra Talhada no campeonato da 1a divisão do campeonato pernambucano de 1998.

    Abs.

  3. Sergio Mello Autor do post

    Obrigado meu amigo Ielo!

    Pelo Rsssf Brasil, do Campeonato de 1998, ele aparece apenas com Petrolândia.

    É apenas um palpite. Mas como foi vice-campeão da Série B de 1997, sendo chamado pelo nome completo e conquistando a vaga para Primeira Divisão. E no histórico do time não consta nenhuma fusão ou mudança de nome… Possivelmente obteve o apoio da Prefeitura local optaram em “apelidar” apenas pelo nome da cidade como forma de divulgar Petrolândia!
    Mas como disse é um palpite

    Um grande abraço ao amigo!

  4. Antonio Mario Ielo

    Sergio,

    Excelente artigo e desenho.

    Obs:
    Preciso rever os participantes de 1998, o Gremio Literario não consta em minha lista, nem mesmo o Ferroviario, mas consta na lista da 2a divisão o vice-campeonato de 1997, com o Ferroviario de Serra Talhada como campeão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *