Cruzeiro do Sul Futebol Clube de Petrópolis / RJ

O Cruzeiro do Sul Futebol Clube, fundado em 6 de julho de 1915, considerado o primeiro clube oficial de Mané Garrincha e um dos mais populares até a década de 70, após ser campeão citadino de Petrópolis em 1958, participou do 1o Campeonato Fluminense de Clubes Campeões de 1958, no primeiro semestre de 1959.
Conquistou 5 titulos de campeão citadino de Petrópolis em 1953, 1954, 1958, 1959 e 1960. Sua sede e pequeno campo localizava no bairro do Morin, que após sua extinção, foi desapropriada pela prefeitura, pertencente a Fabrica Santa Helena para construção da Escola Municipal Luiz Carlos Soares.

Obs: Não tenho informações se o Cruzeiro do Sul FC participou do Campeonato Fluminense de Clubes Campeões de 1959 e de 1960.

Fonte: Jornal “O Fluminense” de 1959, Acervo Histórico de Gabriel Kopke Fróes / Julio Diogo, site goldeplaca.rj.blogsport.com e arquivo pessoal.

Este post foi publicado em 09. Antonio Mario Ielo, História do Futebol, Rio de Janeiro (antigo Estado do RJ) em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

5 pensou em “Cruzeiro do Sul Futebol Clube de Petrópolis / RJ

  1. Roberto

    Joguei no time em 1990, na época jogava pelo Fluminense no infantil e fomos emprestado para o Cruzeiro do Sul time de Petrópolis para disputarmos a liga de Petrópolis !!

  2. Antonio Mario Ielo

    Sergio,

    Obrigado pelo aviso.
    Não sei a razão do porquê dos cometários ficarem fechado no artigo do Proletário.
    Como não sabia como corrigir refis o artigo e resolvi o problema.

    Abs.

    Ah! Amigos é também para estas coisas.

  3. Sergio Mello Autor do post

    Meu amigo Ielo… Na sua postagem do Proletário AC, ‘os comentários’ está desativado.

    Abraços

  4. Antonio Mario Ielo

    Sergio,

    Obrigado pelas palavras de incentivo.
    No blog goldeplaca.rj.blogspot.com tem algumas fotos do campo, ou do que sobrou dele, que hoje está sendo bem aproveitado pelos alunos da escola municipal.
    Que aluno não quer ter um campo de futebol em sua escola? Eu tive este previlegio quando estudei no Colegio La Salle de minha cidade.
    Coincidência, também visitei Petropolis quase nesta mesma epoca, em 1994, visitei o Petropolitano, comprei o livro da história deste centenário clube e também o campo do Palmeira FC, depois aventurei em “estrada de terra” pela Serra das Araras para Paty do Alferes e Vassouras.

    Recomendo a todos visitar está encantadora cidade, encravada na serra, com seus bairros espalhados pelos vales e encostas. Hoje, está instalado o Museu da Cervejaria Boêmia (entrem no site do museu).

    Abs.

  5. Sergio Mello Autor do post

    Meu amigo Ielo… Parabéns!!
    Excelente resgate!!

    Gostaria de compartilhar uma história. Em 1998, fui passar um final de semana em Petrópolis.
    Fiquei no Alto Morin. A minha rua ficava na Parte Ingrime da rua transversal que fica um campo abandonado. Perguntei de quem era aquele campo e me disseram que era de um tal Cruzeiro.
    Lendo a sua matéria a lembrança veio na hora!
    Achava estranho por que um campo ficava no alto do Morro. Contudo, todo murado, mas sem nenhuma escrita na parede!
    Ironia do destino, pois estive de frente ao campo, mas naquela época nem pensei em fotografar!
    Vou tentar ver se acho no Maps! Se encontrar eu te encaminho!!

    Parabéns meu amigo! ficou excelente!

    Abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *