O primeiro título do Brasil Campeão Mundial em 1958, estimulou a CBD a organizar a Taça Brasil de 1959, a fim de indicar o campeão brasileiro de futebol de 1960, equipe esta que seria o representante brasileiro na primeira competição continental sul-americana, a Taça Libertadores da América de 1960, com a participação dos campeões estaduais dos 16 estados mais importantes do futebol na época, saindo campeão o Bahia e o Santos de Pelé e Cia. como vice-campeão.
Para tanto a Federação Fluminense de Desportos organizou o Campeonato Fluminense de Futebol Profissional, com 6 clubes, campeões e vice-campeões dos campeonatos de Campos, Niterói e o Campeonato Sul Fluminense organizado pelo DEP, unicos campeonatos profissionais do “Estado do Rio”, sendo o Manufatura AC de Niterói o campeão e representante do Estado na competição nacional.
Para os demais clubes do “Estado do Rio” foi organizado o 1º Campeonato Fluminense de Campeões Municipais de 1958, disputado no primeiro semestre de 1959, nos moldes da Taça Brasil, convidando os campeões citadinos fluminenses, independente de serem ou não equipes profissionais ou amadoras.
1º Campeonato Fluminense de Campeões Municipais de 1958 / FFD
campeão:
Esporte Clube Trindade de São Gonçalo
demais participantes:
Americano Futebol Clube de Macaé
Heróis Futebol Clube de Niterói
São Pedro Esporte Clube de São Pedro d’Ajuda
Esporte Clube Olaria de São João do Meriti
Rubro Atlético Clube de Araruama
Esporte Clube Miguel Couto de Nova Iguaçu
Andorinhas Futebol Clube de Magé
Aperibense Futebol Clube de Aperibé
Esporte Clube Maricá de Maricá
Monte Carmelo Futebol Clube de Carmo
Esporte Clube Comercial de Itaboraí
Cruzeiro do Sul Futebol Clube de Petropolis
Proletário Atlético Clube de Rio Bonito
Excelente a postagem e muito bem colocado as suas observações!
Senão me engano o Cruzeiro do Sul F.C. (Petrópolis), também não foi encontrado! Mas pela quantidade de times e observarmos que só restam dois ou três… É um bom sinal! Pouco a pouco vamos achar mais novidades!
Um grande abraço!
Observações:
1. Não sei se outros clubes também participaram deste ano.
2. Campos e Niterói não deram a importância a este campeonato ou não foram convidados, sendo convidado o campeão da 2a divisão de Niterói como representante da capital.
3. Encontrei também os campeonatos de 1960 e 1961 (parcial), estarei publicando a lista em um novo artigo.
4. Considerando o ano de 1958, todos os clubes participantes ainda existem ou foram extintos a pouco tempo, tendo os seus escudos e uniformes já publicados, alguns em nosso blog pelo Julio Diogo como o Andorinha, Comercial e Maricá. O Olaria publicado pelo Roberto Saraiva e por mim, o Rubro, o Americano de Macaé pelo Sergio Mello e o Herói enviado gentilmente pelo Auriel e o São Pedro por mim. No caso do Proletário de Rio Bonito, mudou de nome para o atual Rio Bonito AC.
5. A exceção é o proprio campeão, o EC Trindade, ainda inédito.
Como sempre, se outro membro também tiver novas informações a acrescentar será muito bem vindo.