Valenciano Atlético Clube – Valença (RJ): Fundado em 1937

Valenciano Atlético Clube é uma agremiação da cidade de Valença (RJ). O Clube Áureo-verde foi Fundado no dia 05 de Dezembro de 1937, ano em que o futebol de novo se animou em Marquês de Valença, por iniciativa dos antigos associados do extinto Sport Club Valenciano. A equipe Sul Fluminense participou do Campeonato Fluminense em quatro oportunidades: 1944, 1953, 1954 e 1955.

O Valenciano possui espaçosa praça de esportes, com arquibancadas em concreto, à qual foi dado o nome de “Estádio Nêna”, em homenagem a Nelson Fernandes Pentagna, amador devotado e que faleceu em consequência de desastre numa de suas excursões. A sua sede e o Estádio Nelson Fernandes Pentagna, Nêna, fica localizado na Travessa Barão de Vista Alegre, 113 – Centro de Valença.

Na foto abaixo, o Valenciano AC do ano de 1953, cuja formação era: Armando Machado, Filinho, Tininho, Juca, Betinho Ramos, Bicudo, Osmar Chagas, Eduardo Leite Pinto, Chatu, Caludo, Tião Grande, Jarbinha, Tonho e Carneiro.

FONTES e FOTO: Do livro “Valença de Ontem e de Hoje” – 1953, de autoria de Leoni Iório, historiador, poeta, jornalista, farmacêutico e professor / RsssfBrasil – Jornal Local  

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, 13. Roberto Saraiva, Curiosidades, Escudos, História do Futebol, Rio de Janeiro (antigo Estado do RJ) em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.