Esporte Clube Barroso – Valença (RJ): Outro escudo e uniforme

O amigo e membro Mario Ielo postou em 8 de setembro de 2001, o Esporte Clube Barroso, que fica na cidade de Valença, no Sul Fluminense (RJ). Então, a novidade é: na sede do clube há o escudo postado pelo Ielo, mas no estádio o distintivo é parecido com o Botafogo do Rio.

Na foto (abaixo) S.C. Barroso de  1948 (Da esquerda para a direita): Euzébio de Almeida, Chico Tobias, Manoel da Zinha, Zezeca, Tita, Robertinho, Nenem Farani, Geraldo Ramos, Rodo, Totinho, Chico Firmino, Paromba, João de Assis, Nenem Diniz, Zé Bininha, Dario Dias e Flávio.

 

O SC Barroso campeão do centenário de Valença.  Azuil, Quadrado, Totinho, Moreno, Otávio (Tatà), Vantuil, Ademar, Jaziel, Ari, Cici e Og.

O clube foi Fundado no domingo, do dia 14 de março de 1937. A sua Sede fica na Rua Barroso,119/ Sobrado – Centro – Valença (RJ). Seu primeiro presidente foi Euzébio de Almeida. A sua praça de esportes que tem a denominação de “Estádio Jaime Brandão”, em homenagem a um dos seus fundadores, fica na Rua Barão de Mauá, no Bairro Barroso.

 

Vista do Estádio de cima

O E.C. Barroso disputou o Campeonato Fluminense em 1943. Apesar da edição da competição ser 1943, os jogos só aconteceram no ano seguinte. E o Alvinegro valenciano acabou saindo logo na primeira fase.

No jogo de ida, no domingo, do dia 9 de janeiro de 1944, o Barroso jogou, fora de casa, contra o Barra Mansa FC, e acabou derrotado pelo placar de 5 a 0, no Estádio Leão do Sul.

No domingo seguinte (16/01), jogando Estádio Jaime Brandão, o Barroso não conseguiu reverter o quadro e acabou eliminado ao empatar em 3 a 3 com o Barra Mansa.

 

FONTES: Do livro “Valença de Ontem e de Hoje” – 1953, de autoria de Leoni Iório, historiador, poeta, jornalista, farmacêutico e professor / RsssfBrasil.  

FOTOS e : Jornal Local – Jorge A. Ferreira Jr. / Google Maps

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, 14. Roberto Saraiva, Escudos, História do Futebol, Rio de Janeiro (antigo Estado do RJ) em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Um comentário em “Esporte Clube Barroso – Valença (RJ): Outro escudo e uniforme

  1. Pedro Marçal

    Meu avô diz ser um dos maiores artilheiros do Barroso ele jogou de 1970 a 1983 nome dele é Valter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *