Monte D’Ouro Futebol Clube – Valença (RJ): Fundado em 1937

O Monte D’Ouro Futebol Clube é uma agremiação da cidade de Valença (RJ). Os ‘ Tricolores Milionários‘ foi Fundado no dia 05 de junho de 1937, e teve como primeiro presidente Ubirajara Sampaio Araujo. Sua Sede e o Estádio próprio, o Ludovico Rodegheri ficam no Bairro Monte D’Ouro.

Após um longo período disputando campeonatos da liga local, o Monte D’Ouro, resolveu se filiar em 1992 à Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj). Sua primeira e única participação em âmbito profissional se deu em 1992 na disputa do Campeonato Estadual da Segunda Divisão, na prática uma Terceira Divisão disfarçada, visto que o verdadeiro segundo nível havia se tornado Divisão Intermediária.

A campanha é surpreendente. O clube se classifica em 3º lugar na primeira fase em seu grupo e avança para a segunda fase. Nesta perde cinco pontos pela utilização de jogadores em condição irregular. Ainda assim, fica em terceiro em seu grupo, mas não chega à final. Após essa disputa, a agremiação se licenciou das disputas profissionais.

Na sua galeria de troféus constam alguns, como os títulos do Campeonato Valenciano de 1966, 1967, 1970 (invicto), 1972, 1983, 1986 (invicto); o caneco amador da Liga de Valença; e o Sul-Fluminense (1983).

Atualmente o Monte D’Ouro é o Tetracampeões Citadino (2016 – 2017 – 2018 2019), além  de ter faturado o título Sul-Fluminense em 2019. Na foto de baixo a equipe do Monte D’Ouro FC campeão pelo Campeonato da Liga Valenciana de Desportos de 1966.

Em pé: Mazinho, Bacural, Castilho, Cachimbinha, Jadyr e Gersom (Prequiça). Agachados: Ivam; Carlinho; Sérgio Pina; Canedo; Coquinho; Paulo Criolo e Garbero.

Fontes e Foto: Jornal Local – Site Geocities (Leoni Iorio) – Wikipedia

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Escudos, História do Futebol, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro (antigo Estado do RJ) em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Um comentário em “Monte D’Ouro Futebol Clube – Valença (RJ): Fundado em 1937

  1. PATRICK BANDEIRA

    Atualmente somos os atuais Tetracampeões (2016/17/18/19) e conseguimos o segundo título SulFluminense em 2019,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *