I Campeonato Brasileiro de Clubes de Beach Soccer – Vasco, Botafogo, São Paulo e Santos vencem

Duas vitórias e uma derrota. Este foi o saldo do trio carioca nesta quinta-feira, dia 23, na segunda rodada da fase de classificação do I Campeonato Brasileiro de Clubes de Beach Soccer, competição que reúne 12 equipes na Arena Guarapiranga, em São Paulo.

O Botafogo venceu o Sport Recife (PE) por 7 a 3 (gols de Betinho (2), Fred, Bernardo, Baiano, Dila e Sidney, para os cariocas, e Leandrinho (3), para os pernambucanos), a segunda vitória no torneio, e chegou aos seis pontos, com oito gols de saldo no Grupo B, ficando em ótima situação em busca da vaga para a semifinal. O Flamengo foi surpreendido pelo São Paulo (SP), perdendo por 6 a 5 (gols de Allan Francis, Alanzinho, Pikinha, Nêgo, Rafinha e Lipe, para os paulistas, e Juninho Alagoano (3), Diego e Gabriel, para os cariocas), após estar vencendo por 4 a 1, e se complicou no Grupo A, permanecendo com apenas dois pontos e saldo de gols zero. O último a entrar em quadra foi o Vasco da Gama (RJ), que vinha de derrota no clássico diante do Flamengo (1 a 0), e tirou a invencibilidade do Cruzeiro (MG) em 4 a 2 (gols de Mauricinho (3) e Bruno Xavier, para os cariocas, Datinha e Moysés, para os mineiros) para assumir a liderança do Grupo A com três pontos e um gol de saldo, empatado com os mineiros, mas em vantagem por causa do confronto direto.

A última rodada da fase de classificação será nesta sexta-feira, dia 23, a partir das 10h (horário de Brasília), com seis jogos e entrada franca: Cruzeiro x Flamengo (Grupo A), Asa Arapiraca x Atlético PR (Grupo C), Vasco da Gama x São Paulo (Grupo A), Corinthians x Botafogo (Grupo B), Portuguesa x Sport Recife (Grupo B) e Santos x Palmeiras (Grupo C).

BOTAFOGO 7 x 3 SPORT RECIFE

Vindo de boa vitória na estreia, o Botafogo começou o jogo em alta velocidade. E criando boas chances. Dila e Sidney obrigaram Tiago a trabalhar logo nos primeiros minutos. Mas o gol não demorou a sair. Dila tocou para a entrada da área e, na desatenção da defesa, o capitão Betinho chutou de bico, por baixo de Tiago: 1 a 0, aos 2’40″. Fred, em jogada individual, quase aumentou e Betinho viu seu chute parar nas mãos do camisa 12 pernambucano. O Sport Recife, que precisava vencer para se manter com chances de classificação, não ameaçava o gol de Leandro Fanta. Fred, cobrando falta, ampliou: 2 a 0, aos 7’41″. Os cariocas ditavam o ritmo enquanto que os nordestinos tentavam se encontrar na partida. A melhor chance rubro-negra foi numa bicicleta de Ricardinho, que Fanta defendeu com segurança. Antes do fim do primeiro tempo, Leandrinho, também de bicicleta, marcou um golaço: 2 a 1, a dez segundos do apito. Logo no primeiro minuto do segundo tempo, Sidney carimbou a trave de Tiago. Três minutos depois, Sidney driblou Ricardinho e, de canhota, encheu o pé: 3 a 1, aos 3’57″. Betinho teve boa chance em cobrança de falta de longe, mas Tiago se esticou todo para fazer a defesa. Bernardo aumentou num bonito gol: 4 a 1, aos 6’58″. O ‘Alvinegro da Areia’ marcava melhor e aproveitava bem os contra-ataques. O ‘Leão da Ilha’ corria contra o tempo, a derrota não interessava aos pernambucanos, que só ameaçavam em cobranças de falta. No último tempo, Danillo tentou surpreender Fanta, num chute por cobertura, mas o goleiro alvinegro conseguiu dar um tapa na bola e mandar para escanteio. Betinho fez mais um, aproveitando uma confusão da defesa rubro-negra, batendo sem chances: 5 a 1, aos 3’20″. Leandrinho diminuiu na saída de bola, ajudado pelo ‘montinho’, que enganou Fanta: 5 a 2, aos 3’22″. O Sport se mandou à frente, buscando o resultado, Danillo acertou o travessão em mais uma bicicleta. O Botafogo suportou bem a pressão e Baiano, completando de cabeça o cruzamento de Pampero, aumentou: 6 a 2, aos 7’25″. O time pernambucano diminuiu com Leandrinho aos 10’16″e Dila, após bom passe de Sidney, deu números finais à partida: 7 a 3, aos 10’43″. O Botafogo chegou aos seis pontos, assumindo a liderança do Grupo B, e deu um passo importante rumo às semifinais. Já o Sport Recife depende de um milagre para manter suas chances de ir à próxima fase.

“Jogamos melhor, mais soltos, tivemos um volume de jogo maior e nossa equipe estava mais equilibrada, tanto na defesa, quanto no ataque. Conseguimos uma grande vitória, que nos deixa em boa posição na chave, e a partida contra o Corinthians será uma decisão. Quem vencer vai à semifinal. Vai ser um confronto igual, dois times experientes, com jogadores de Seleção Brasileira, não podemos dar espaços, não podemos errar, qualquer bobeada pode ser fatal”, frisou o capitão Betinho.

FLAMENGO 5 x 6 SÃO PAULO

Duas situações distintas. O Flamengo, vindo de vitória heroica no clássico contra o Vasco da Gama por 1 a 0, buscava a vitória para se aproximar da semifinal. Já o São Paulo, derrotado pelo Cruzeiro na estreia, precisava dos três pontos. Logo no primeiro minuto, Juninho recebeu passe de calcanhar de Diego e bateu forte, mas a bola parou na trave. Erik, goleiro tricolor, fez defesa difícil em chute de Casé. Allan Francis também teve boa chance, mas Willian defendeu.

Allan Francis era o jogador mais perigoso do São Paulo, obrigando o camisa 1 rubro-negro a trabalhar. Jogo muito igual, de muita marcação e em ritmo lento, o Flamengo teve ótima oportunidade no último minuto da primeira etapa, em cobrança de falta de Benjamin, mas o chute saiu sem perigo para Erik. Antes do fim do tempo, Allan Francis acertou o travessão em cobrança de falta, mas o zeros não saíram do placar. O Tricolor paulista saiu na frente em bonito chute de Allan Francis, sem chances para Willian: 1 a 0, aos 2’25″. Na saída de bola, Erick fez grande defesa em chute de Juninho. Pouco depois, Juninho Alagoano venceu Erik: 1 a 1, aos 2’42″. Com os gols, o jogo melhorou muito, ficou mais aberto. Em linda jogada individual, Lipe girou à frente da zaga carioca e escolheu o canto para bater. Mas a bola passou rente à trave.

O ‘Bonde sem Freio da Areia’ virou o placar. Willian lançou Alagoano, que escorou para Diego ganhar na corrida de um defensor e chutar na saída de Erik: 2 a 1, aos 4’42″. Juninho Alagoano aumentou em cobrança de falta 3 a 1, aos 5’07″. Gabriel fez mais um, também em bola parada: 4 a 1, aos 6’15″, placar da segunda etapa. O São Paulo diminuiu logo aos 23 segundos do último período. Allan Francis lançou na área e Nêgo, sozinho, completou de cabeça: 4 a 2. E Nêgo quase fez mais um, também de cabeça, dessa vez com Willian aparecendo bem. Não foi com Nêgo, mas foi com Lipe. De voleio, o camisa 10 marcou: 4 a 3, aos 3’47″.

O time paulista precisava da vitória para se manter com chances de chegar à semifinal. Todas as bolas passavam pelos pés de Adiélson e Francis, os mais experientes da equipe, o Flamengo recuou e Rafinha, em bonito lance, deixou tudo igual: 4 a 4, aos 7’15″. Juninho Alagoano colocou o Rubro-Negro na frente num chutaço na saída de bola. No ângulo: 5 a 4, aos 7’19″. Alanzinho empatou novamente. Rafinha sofreu falta de Benjamin dentro da área. Pênalti: 5 a 5, aos 8’54″. O São Paulo queria mais, queria a vitória e passou à frente. Adiélson chutou forte, Willian espalmou, a bola explodiu em Pikinha e ele mesmo empurrou para o gol vazio: 6 a 5, aos 1’54″. Na base da raça, o Flamengo tentou o empate, mas os paulistas conseguiram segurar o placar. Com o resultado, o Tricolor a vice-liderança do Grupo A, com três pontos, mesma pontuação do Cruzeiro, mas perdendo no confronto direto. Já o Flamengo segue em terceiro lugar com dois pontos, enquanto o Vasco da Gama não somou pontos. Logo mais, Cruzeiro e Vasco da Gama se enfrentam na outra partida pela chave.

“Não podíamos ter essa desatenção. Com uma vantagem de três gols, não se pode tomar uma virada como essa. Agora vamos enfrentar o Cruzeiro, é um jogo de classificação, temos de vencer. O time deles está bem entrosado, vai ser um jogo de estudo e superação. Temos que ganhar no tempo normal, nem podemos pensar em prorrogação, pois só temos dois pontos”, o atacante flamenguista Diego.

VASCO DA GAMA 4 x 2 CRUZEIRO

Sem Rafinha, que sentiu um mal-estar antes da partida, o Vasco da Gama não podia pensar em outro resultado que não uma vitória sobre o Cruzeiro. E o ‘Gigante da Colina’, atual campeão da Copa do Brasil e do Mundialito, partiu para cima da Raposa. Logo aos 3’45″, Bruno Xavier bateu a falta que passou rente ao travessão, assustando o goleiro Dudu Mendes. O gol saiu pouco depois. Bueno cruzou, a bola passou por Datinha e Mauricinho bateu forte: 1 a 0, aos 4’06″. O empate mineiro saiu dos pés do camisa 10, Datinha, num bonito chute de canhota que entrou no ângulo: 1 a 1, aos 6’32″. Bueno acertou a trave na saída de bola e Bruno Xavier, sozinho, perdeu excelente chance diante de Dudu.

 O Vasco criava, mas pecava nas finalizações e o primeiro tempo terminou com 1 a 1 no placar. A virada do Cruzeiro veio logo aos 1’18″, num lance de categoria de Moysés. O camisa 9 recebeu na entrada da área, parou na frente do marcador, olhou e acertou o ângulo de Cesinha: 2 a 1. Cesinha experimentou de longe e Dudu Mendes voou para mandar para córner. Na cobrança, Xavier, bem colocado, encheu o pé, de primeira, e deixou tudo igual: 2 a 2, aos 2’45″. Moysés quase colocou o Cruzeiro em vantagem em falta frontal que Cesinha fez boa defesa.

O Vasco da Gama perdeu Jorginho, expulso aos 6’51″, e o time carioca tentava suportar a pressão. Jaudo carimbou o travessão de Cesinha. Aos 8’56″, foi a vez do Cruzeiro perder seu principal jogador. Mauricinho aproveitou o rebote de Dudu e chutou, Datinha evitou o gol com a mão e levou o cartão vermelho. Era a chance do empate. Pênalti que Bruno Xavier cobrou, a bola bateu no travessão e o camisa 16 cruzeirense defendeu. Mauricinho fez o ‘time da virada’ passar à frente após bate-rebate na área mineira: 3 a 2, aos 9’51″, placar da segunda etapa. O Cruzeiro partiu para cima dos vascaínos no tempo final mas, sem Datinha, o ataque parecia pouco inspirado e não oferecia perigo a Cesinha.

O time mineiro dava espaços, dava o contra-ataque e cometeu falta na entrada da área. Mauricinho bateu bem, no cantinho, e aumentou: 4 a 2, aos 4’50″. O ‘Trem Bala da Areia’ parecia ter o controle da partida, mas perdeu Catarino, expulso ao receber o segundo cartão amarelo aos 5’40″. O cansaço era nítido, o Cruzeiro tentava encontrar forças para igualar o placar, mas os cariocas faziam boa marcação. No finalzinho, a 15 segundos do apito final, Jacques sofreu pênalti de Bruno Xavier, mas desperdiçou a oportunidade. Vitória portuguesa por 4 a 2 e liderança do Grupo A.

” Era tudo ou nada, precisávamos da vitória de qualquer maneira e entramos muito concentrados. Sabíamos que seria difícil, que a gente precisaria ter tranquilidade e muita paciência, ditar o nosso ritmo à partida, porque o Cruzeiro tem um conjunto muito bom. Fizemos uma boa marcação e criamos bastante no ataque. Foi uma grande vitória, nossa chave está muito equilibrada, mas estamos na briga para chegar à semifinal e só dependemos de nós para isso”, afirmou o defensor Bruno Xavier.

TABELA CAMPEONATO BRASILEIRO 2012

Dia 21 (quarta-feira)
Jogo 1 – Atlético PR 8 x 7 Palmeiras (Grupo C)
Jogo 2 – Portuguesa 0 x 4 Botafogo (Grupo B)
Jogo 3 – Cruzeiro 7 x 3 São Paulo (Grupo A)
Jogo 4 – Asa Arapiraca 5 x 8 Santos (Grupo B)
Jogo 5 – Flamengo 0 (1) x (0) 0 Vasco da Gama (Grupo A)
Jogo 6 – Sport Recife 4 x 9 Corinthians (Grupo C)

Dia 22 (quinta-feira)
Jogo 7 – Botafogo 7 x 3 Sport Recife (Grupo B)
Jogo 8 – São Paulo 6 x 5 Flamengo (Grupo A)
Jogo 9 – Santos 6 x 4 Atlético PR (Grupo C)
Jogo 10 – Palmeiras 3 x 5 Asa Arapiraca (Grupo C)
Jogo 11 – Vasco da Gama 4 x 2 Cruzeiro (Grupo A)
Jogo 12 – 16h15min – Corinthians x Portuguesa (Grupo B) em andamento

Dia 23 (sexta-feira)
Jogo 13 – 10h – Cruzeiro x Flamengo (Grupo A)
Jogo 14 – 11h15min – Asa Arapiraca x Atlético PR (Grupo C)
Jogo 15 – 12h30min – Vasco da Gama x São Paulo (Grupo A)
Jogo 16 – 13h45min – Corinthians x Botafogo (Grupo B)
Jogo 17 – 15h – Portuguesa x Sport Recife (Grupo B)
Jogo 18 – 16h15min – Santos x Palmeiras (Grupo C)

Dia 24 (sábado)
Jogo 19 – 11h30min – 1º Grupo B x 1º Grupo C – SporTV ao vivo
Jogo 20 – 12h45min – 1º Grupo A x 2º Melhor Colocado – SporTV ao vivo

Dia 25 (domingo)
Jogo 21 – 11h – Perdedor Jogo 19 x Perdedor Jogo 20
Jogo 22 – 12h30min – Vencedor Jogo 19 x Vencedor Jogo 20 – SporTV ao vivo

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Futebol de Praia / Futsal em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *