O amigo Paulo Gondim nos apresentou o recorte de Jornal de Petrópolis, de 1996, onde se destacava o Esporte Clube Vera Cruz de Petrópolis comemorando Sexagenário. No texto diz:
Aí por volta de 1936 ou 37 existia na Mosela um campo de futebol que pertencia ao clube local, o Esporte Clube Vera Cruz. E foi lá que eu fui jogar pelo Esporte Clube Rio Branco, categoria de Juvenis. Lembro-me bem, pois que o clube local tinha um ponteiro direito de apelido Pirão. Era um lourinho sardento e muito veloz. E tive a árdua função de marcar o Pirão. E como foi difícil.
Time de 1961 (acima) – Em pé: Deco, Nilo, Milton Kronemberger, Rubens, Paulinho e Cassinho. Agachados: Tico, Dejair, Milton Costa, Careca e Douglas.
Os anos passaram e o Vera Cruz teve em torno de si gente muito importante e que amava o clube com muita força. Lembro-me de José Bezerra Leite, um nortista tinhoso que acabou sendo presidente da Liga Petropolitana de Desportos.
Com o tempo o Vera Cruz perdeu seu campo mas os homens deram continuidade ao trabalho, tanto que o Clube Cruzado existe ate hoje e em casa, com campo próprio onde é uma força. Em 1996 o Vera Cruz foi campeão de Mirim com um belo time.
Com o desaparecimento do futebol o Vera Cruz se voltou para o atletismo e teve a felicidade de poder contar com um grande corredor de rua. Era ele o lendário Armando Caldeira, graças a Deus ainda vivo e correndo, só que mais devagar pela idade que vem chegando.
�
O Vera Cruz foi fundado em 7 de setembro de 1920/1928.
Participou dos certames da segunda divisão em 1952. Em 1960 foi campeão dessa mesma segunda divisão. Lembro-me de um senhor que amou o Vera Cruz como ninguém. Seu sobrenome era Moken, da tradicional família da Mosela. Pode ser que tenha sido ele quem comprou o atual terreno onde se encontra o campo do clube no Moinho Preto, mas não tenho certeza.
Em 1961 foi campeão do torneio início.
Em 1974 foi para a primeira divisão sendo campeão com título conquistado no campo do Corrêas. Faziam parte da diretoria, Cesar, Hilário e o presidente era o vice-cônsul de Portugal, o senhor Humberto.
Em 1979 foi vice-campeão de futebol de salão. Em 1976 foi campeão estadual de futebol de salão. Em 1976 participou do Campeonato Brasileiro de Futsal interclubes e em 1996 foi campeão de Mirim. No atletismo participou de muitas competições e foi tricampeão municipal com o grande Armando Caldeira como o grande destaque.
Em 1956 o nosso atleta Armando Caldeira participou da Corrida de São Silvestre em São Paulo. Armando também participou da Corrida Araribóia em Niterói. Foi campeão em 1956 concorrendo com grandes equipes da cidade como Petropolitano, Dona Isabel, 3 de Niterói, Vasco, Etc.
Time de 1960 (acima) – Em pé: Salvador, Salvador Kling, Pedro, Neném, Naldinho, Milton Kroneberger, Gaiola, Mário, Tarciso e Valdemiro.
Agachados – Homero, Emílio, Calu, Vila, Paulinho e Douglas.
No futebol foi ainda campeão do Torneio inicio da primeira Divisão.
A atual diretoria do Vera Cruz e que tirou o clube do ostracismo trazendo-o novamente ao esporte petropolitano, é a seguinte:
Sebastião Delfino, presidente; João Guilherme Burger, vice; José Vicente Molina; José Galdino, Nilton Muniz; Fabiano de Oliveira; Flavio Soares; José Dolir.”
Segundo dados de Gabriel Fróes, o clube foi fundado em 07/09/1920, tendo L.A. Tavares como primeiro presidente. Na mesma época foram fundados também o Luzeiro (1924), e o Oswaldo Cruz (1927)
Colaboraram: Paulo Gondim e Oazinguito Ferreira
Fotos: Jornal de Petrópolis