Uma chuva de gols na abertura do I Campeonato Brasileiro de Clubes de Beach Soccer

No clássico carioca, melhor para o Flamengo. Flamengo e Vasco da Gama fizeram uma partida à altura da tradição do ‘Clássico dos Milhões’, confronto nervoso e equilibrado, que terminou com vitória rubro-negra por 1 a 0 (gol de Casé), apenas na prorrogação, após empate em 0 a 0 no tempo normal, jogo disputado na tarde desta quarta-feira (21/03/12), pela primeira rodada do Grupo A do I Campeonato Brasileiro de Clubes de Beach Soccer, na Arena Guarapiranga, em São Paulo.

O rubro-negro Casé em ação

Esta foi a segunda vitória do Flamengo na história do confronto (contra quatro do Vasco da Gama), que assumiu a vice-liderança da chave com dois pontos, atrás do Cruzeiro (MG), que soma três após o triunfo sobre o São Paulo. Vasco da Gama e São Paulo não somaram pontos. Antes, na segunda partida da primeira rodada, o Botafogo, outro carioca no torneio, estreou com vitória sobre a Portuguesa (SP) por 4 a 0 (gols de Fred (2), Dila e Bernardo), pelo Grupo B.

A competição prossegue nesta quinta-feira (22,/03/12) a partir das 10h (horário de Brasília), com seis jogos pela segunda rodada: Botafogo x Sport Recife (Grupo B), São Paulo x Flamengo (Grupo A), Santos x Atlético PR (Grupo C), Palmeiras x Asa Arapiraca (Grupo C), Vasco da Gama x Cruzeiro (Grupo A) e Corinthians x Portuguesa (Grupo B).

“Sabíamos da qualidade do Vasco, que seria um jogo muito duro, além de ser uma estreia e um clássico, com tanta rivalidade, mas entramos muito focados. Treinamos pouco e tivemos boas chances de marcar. nosso goleiro Willian fez uma grande partida e o grupo do Flamengo está de parabéns. A minha bola não quis entrar hoje, o mais importante foi termos vencido e fico feliz porque demos um passo importante para buscar a classificação para a próxima fase”, frisou o atacante Juninho Alagoano.

“Perdemos chances e, num clássico como esse, não se pode falhar. Eles foram mais felizes na prorrogação, marcaram no finalzinho, e ficou difícil para buscarmos o empate. Eles venceram no detalhe, o Vasco da Gama lutou, não se entregou e está de parabéns por ter buscado o gol o tempo todo. Agora é pensar no Cruzeiro, nosso próximo adversário, que venceu na estreia. Temos que vencer de qualquer maneira para seguirmos com chances de chegar à semifinal”, afirmou o defensor Bueno.

Debaixo de sol forte, numa tarde com muito calor, o Flamengo começou melhor, com Juninho Alagoano, dando um susto em Cesinha em chute que tocou o chão e raspou na trave. E foi só. O Vasco da Gama melhorou e criou boas chances, exigindo os reflexos de Willian. Rafinha teve boa chance, Alan também levou perigo, mas foi de Bueno, aos 6’29″, cara a cara com o goleiro rubro-negro, a oportunidade mais clara da primeira metade do período. Seguro, Willian contou ainda com a sorte para manter o 0 a 0 no placar, já que Mauricinho, em chute cruzado aos 8’30″, e Bruno Xavier, cobrando falta frontal aos 10’33″, pararam nas traves.

A primeira chance do segundo tempo foi rubro-negra, com Benjamin cobrando falta com perigo e Cesinha se esticando todo para mandar para fora. Bueno respondeu na mesma moeda, num chute forte de longe que Willian voou para espalmar, aos 1’45″. Com tanto equilíbrio e os dois times marcando forte, as melhores chances eram mesmo de bola parada. Gil, aos 5’35″, viu Willian, destaque do jogo até então, desviar o chute que tinha endereço certo. Mosca tentou de bicicleta, Rafinha perdeu boa chance, mas a bola não entrava e o segundo tempo terminou sem gols: 0 a 0.
O equilíbrio permaneceu no início da terceira etapa. O Flamengo quase abriu o placar aos 3’37″, quando Casé cobrou o lateral, Bruno Xavier se antecipou a Benjamin e chutou contra o próprio gol, mas Cesinha defendeu. Na sobra, Benjamin não alcançou. O Rubro-Negro arriscava de longe, Diego, Juninho Alagoano, mas Cesinha mostrava segurança. Juninho Alagoano quase marcou, tocando por cima do gol, após tentativa de bicicleta de Mosca. Os rubro-negros pressionavam, tinham o domínio do jogo, Cesinha defendeu a cabeçada de Alagoano e o relógio corria. O Vasco da Gama tentava acordar na partida, Bruno Xavier arrancou pelo meio, driblou dois e quase marcou, mas havia um duelo particular entre Juninho Alagoano e Cesinha, mais uma vez vencido pelo camisa 1 vascaíno. Fim do tempo normal, confronto sem gols e três minutos de prorrogação. Bueno logo obrigou Willian a fazer ótima defesa. O Vasco da Gama voltou melhor, Mauricinho perdeu duas chances e tudo levava a crer que a igualdade só acabaria nas cobranças de pênaltis. Até que Diego recebeu e, numa jogada típica de pivô, apenas rolou para o capitão Casé, encher o pé: 1 a 0, aos 1’12″ do tempo extra. No choque entre o ‘Trem-Bala da Areia’ e o ‘Bonde Sem Freio da Praia’, melhor para o Flamengo, estreando com vitória.
BOTAFOGO 4 x 0 PORTUGUESA DE DESPORTOS

Apesar do placar, o Botafogo não teve uma estreia fácil diante da Portuguesa (SP). Mesmo tendo jogadores de mais qualidade, como Leandro Fanta, Betinho, Fred e Sidney, todos da Seleção Brasileira, o ‘Alvinegro da Areia’ esbarrou na marcação paulista, criou pouco no período inicial e viu o seu camisa 1 trabalhar em chances criadas por Vinícius e Fhelipe, ambas em cobranças de faltas. O placar se manteve em 0 a 0 até o fim da etapa, mas os cariocas tiveram uma baixa importante a 55 segundos do término, com Lecão expulso após cometer falta. A rede só balançou no segundo período.

Fred domina a bola e arranca em mais um ataque do Botafogo

E em pênalti. Fred foi derrubado na área, infração que custou a expulsão do goleiro Paulinho, e cobrou bem para marcar: 1 a 0, aos 4’56″. Com um a menos, a Lusa ficou acuada e o Botafogo melhorou. Fred teve outra boa chance na sequência, aos 6’, mas a bola passou rente à trave. O ataque alvinegro criava boas oportunidades, só que pecava nas conclusões. Sidney obrigou Thiago, defensor improvisado no gol após a expulsão de Paulinho, a fazer ótima defesa, impedindo o segundo gol.

O Botafogo só respirou aliviado no início da etapa final. Logo aos 42 segundos, numa cobrança de escanteio ensaiada, Sidney escorou de cabeça e Dila só completou: 2 a 0. Pouco depois, Fred marcou o seu segundo, quase em cima da linha, após passe de Bernardo: 3 a 0, aos 4’40″. Thiago tentou sair jogando no meio-campo, mas, numa bobeada, Bernardo foi rápido, roubou a bola e fechou o placar, chutando para o gol vazio: 4 a 0, aos 6’44″.

“Não começamos bem o jogo, estamos ainda buscando o melhor entrosamento, perdemos peças importantes no time, por isso a equipe demorou a se achar. Ainda perdemos o Lecão, expulso, e foi importante não ter tomado gol quando tínhamos um jogador a menos. Mas melhoramos no segundo período, o Fred fez o gol e encaixamos melhor na partida, as chances apareceram e conseguimos fazer os gols, fazer uma boa diferença e a vitória, que era o nosso objetivo”, afirmou o goleiro Leandro Fanta.
TABELA CAMPEONATO BRASILEIRO 2012

Dia 21 (quarta-feira)
Jogo 1 – Atlético PR 8 x 7 Palmeiras (Grupo C)
Jogo 2 – Portuguesa 0 x 4 Botafogo (Grupo B)
Jogo 3 – Cruzeiro 7 x 3 São Paulo (Grupo A)
Jogo 4 – Asa Arapiraca 5 x 8 Santos (Grupo B)
Jogo 5 – Flamengo 0 (1) x (0) 0 Vasco da Gama (Grupo A)
Jogo 6 – Sport Recife x Corinthians (Grupo C) em andamento

Dia 22 (quinta-feira)
Jogo 7 – 10h – Botafogo x Sport Recife (Grupo B)
Jogo 8 – 11h15min – São Paulo x Flamengo (Grupo A)
Jogo 9 – 12h30min – Santos x Atlético PR (Grupo C)
Jogo 10 – 13h45min – Palmeiras x Asa Arapiraca (Grupo C)
Jogo 11 – 15hmin – Vasco da Gama x Cruzeiro (Grupo A)
Jogo 12 – 16h15min – Corinthians x Portuguesa (Grupo B)

Dia 23 (sexta-feira)
Jogo 13 – 10h – Cruzeiro x Flamengo (Grupo A)
Jogo 14 – 11h15min – Asa Arapiraca x Atlético PR (Grupo C)
Jogo 15 – 12h30min – Vasco da Gama x São Paulo (Grupo A)
Jogo 16 – 13h45min – Corinthians x Botafogo (Grupo B)
Jogo 17 – 15h – Portuguesa x Sport Recife (Grupo B)
Jogo 18 – 16h15min – Santos x Palmeiras (Grupo C)

Dia 24 (sábado)
Jogo 19 – 11h30min – 1º Grupo B x 1º Grupo C – SporTV ao vivo
Jogo 20 – 12h45min – 1º Grupo A x 2º Melhor Colocado – SporTV ao vivo

Dia 25 (domingo)
Jogo 21 – 11h – Perdedor Jogo 19 x Perdedor Jogo 20
Jogo 22 – 12h30min – Vencedor Jogo 19 x Vencedor Jogo 20 – SporTV ao vivo

Fotos: Divulgação

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Futebol de Praia / Futsal em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *