Diamantino Esporte Clube – Diamantino (MT): 3º lugar no Estadual de 1999

O Diamantino Esporte Clube é uma agremiação do município de Diamantino (conta com uma população de 20.420 habitantes, segundo o Censo do IBGE/2010), que fica a 200 km da capital de Cuiabá, no estado de Mato Grosso.

Fundado na sexta-feira, do 15 de Janeiro de 1999, por Ismael dos Santos. As suas cores: verde, amarelo e branco. A sua Sede ficava situada na Rua Almirante Neves, s/n, no Centro de Diamantina/MT.

O Diamantino manda os seus jogos no Estádio Batistão, com capacidade para 3 mil pessoas, localizado na Rua dos Esportes, s/n, no bairro Buriti, em Diamantino/MT.

O Diamantino debutou na esfera profissional já no ano de sua fundação, onde disputou do Campeonato Mato-grossense da 1ª Divisão de 1999. A equipe foi montada com alguns atletas locais e outros já profissionais que não obtiveram chances em outros clubes do estado.

A campanha foi surpreendente, terminando na 3ª posição no campeonato, sendo desclassificado pelo time do Sinop nas semifinais. Na primeira fase, o Diamantino terminou no Grupo A, em 4º lugar, com 12 pontos em 10 jogos; com duas vitórias, seis empates e duas derrotas; nove gols a favor, nove contra e um saldo de zero.

Sábado, do dia 03 de abrilSinop0X0Diamantino
4ª-feira, do dia 07 de abrilOperário0X0Diamantino
Domingo, do dia 11 de abrilDiamantino3X2São José
Domingo, do dia 18 de abrilCáceres0X0Diamantino
Domingo, do dia 25 de abrilDiamantino1X1Palmeiras
Domingo, do dia 02 de maioDiamantino2X1Operário
Domingo, do dia 09 de maioDiamantino1X1Sinop
Domingo, do dia 16 de maioSão José1X0Diamantino
Domingo, do dia 23 de maioDiamantino1X1Cáceres
Domingo, do dia 30 de maioPalmeiras2X1Diamantino

Na Segunda fase, a equipe comandada pelo técnico Ismael, o ‘Mosca’ fechou na liderança do Grupo D, com 19 pontos em oito jogos; com seis vitórias, um empate e uma derrota.

4ª-feira, do dia 09 de junhoBarra do Garças1X1Diamantino
6ª-feira, do dia 11 de junhoAraguaia3X2Diamantino
Domingo, do dia 13 de junhoDiamantino2X0Mato Grosso
Domingo, do dia 20 de junhoDiamantino3X1Cáceres
3ª-feira, do dia 22 de junhoMato Grosso2X5Diamantino
3ª-feira, do dia 29 de junhoDiamantino4X0Araguaia

Nas Semifinais, no domingo, do dia 11 de julho, o Diamantino acabou derrotado pelo Sinop pelo placar de 2 a 0, no Estádio Batistão, em Diamantino. No 2º jogo, no domingo, do dia 18 de julho, o Sinop ficou no empate sem gols com o Diamantino, no Estádio Municipal Massami Uriu, em Sinop.

No 3º e último jogo, na terça-feira, do dia 20 de julho, o Sinop voltou a empatar em 2 a 2 com o Diamantino, no Estádio Municipal Massami Uriu, em Sinop. Na grande final, o Sinop ficou com título ao vencer o Juventude, no terceiro e derradeiro jogo, por 4 a 2.     

Em março de 2002, nem uma nova participação desta vez buscando utilizar atletas da cidade de Diamantino e de cidades vizinhas para a disputa do Campeonato Mato-Grossense da 1ª Divisão, o clube não apareceu para a partida contra o Dom Bosco e acabou excluído do campeonato pelo Comitê Executivo da FMF.

Tal acontecimento se deu pela falta de apoio ao time, que sem verba não pode concluir sua participação (desta vez mais discreta). Atualmente a equipe é referência no Futsal, onde será o representante do estado de Mato Grosso no Campeonato Brasileiro de Ligas, no estado do Amapá, que será realizado em novembro de 2023.

COLABOROU: Sérgio Santos    

FOTO: Acervo do Craques Do Rádio    

FONTES: Wikipédia – Rsssf Brasil

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Carências, Curiosidades, Escudos, Fotos Históricas, História do Futebol, Mato Grosso em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *