Foto rara de 1968: Esporte Clube Norte Brasileiro – Belém (PA)

O Esporte Clube Norte Brasileiro foi uma agremiação da cidade de Belém (PA). O “Tigre da Cremação” ou “Leão do Norte” foi Fundado no domingo, do dia 04 de Janeiro de 1914. Localizado na Travessa 9 de Janeiro, no Bairro da Cremação, em Belém, mandava os seus jogos na Praça de Esportes Magalhães Barata.

O Norte Brasileiro nunca disputou à Elite Paraense. Em 1947, o “Tigre da Cremação” se sagrou campeão do Campeonato Suburbano. Em 1948, foi laureado como o vice-campeão, sendo o líder invicto da Zona C.  Em 1949, tendo em concurso efetuado pela imprensa esportiva sido considerado o ‘Clube Mais Querido do Subúrbio’.

Em 1950, sob o comando de Arlindo Luchards, o Norte Brasileiro chegou na final da divisão de acesso, e, numa melhor de três partidas (ou quatro pontos) contra o Jabaquara Futebol Clube. No 1º jogo, na manhã de domingo, às 9h30min., do dia 31 de dezembro de 1950, acabou derrotado pelo placar de 4 a 3.

Na 2ª partida, na manhã de domingo, às 9h30min., do dia 07 de janeiro de 1951, terminou empatado em 4 a 4, tendo Manuel Farias de Moura no apito, e como auxiliares Cláudio B. da Silva e José F. Matos.

E PÉ (esquerda para a direita): não identificado, Baca, Pedro, Prego, Soares e Nilson, não identificado e não identificado;
AGACHADOS (esquerda para a direita): Porquinho, Paulo Seco, Chininha, Milton e Charutinho. 

No 3º e derradeiro jogo, na tarde de domingo, às 17 horas, do dia 14 de janeiro de 1951, no Estádio Antônio Baena (campo do Clube do Remo), acabou derrotado por 4 a 1 para o Jabaquara (sagrando-se bicampeão 1949 e 1950) e terminou com o vice-campeonato Paraense da Série B. O árbitro da partida foi o sr. Artur Vicentini (boa atuação).

No 1º tempo, terminou com vantagem do Jabaquara por 2 a 1, com gols de Pirunci aos 11 e 24 minutos; Lavico diminuiu para o Norte aos 34 minutos. Na etapa final, Zeca aos 12 minutos e Pirunci aos 41 minutos deram números finais a peleja.

Norte Brasileiro: Cruz; Marreta e Adão; Adinamar, Pelado e Anacleto; Emílio, Vavá, Lavico, Guloso e Carlito. Técnico: Arlindo Luchards.

Jabaquara: Zé Ferreira; Leiteiro e Cazuza; Perigo, Bianor e Cipoal; Panair, Zeca, Pirunci, Canjica e Tubinho.

Abaixo, o Jornal O Liberal (04-01-1951), abordando mais um aniversário do E.C. Norte Brasileiro e com uma foto do time posado vice-campeão da Segundona de 1950.

Dados patrimoniais e troféus

No início de janeiro de 1951, sob a presidência do Sr. José de Carvalho o “Tigre da Cremação” possuía um patrimônio superior a 200 mil cruzeiros (a Praça de Esportes no valor de 100 mil e a sede social também na cifra de 100 mil cruzeiros).

Na sua Sala de Troféus, o clube contabilizava 125 taças, entre as quais se destacam a Copa Cidade de Belém, conquistado frente a falange alvi-azul, em 1940, e, o Troféu José Maria Marques, frente ao selecionado Suburbano em 1947.    

FOTO: Acervo de Marco André Araujo Pinheiro

FONTE: O Liberal (PA)

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Carências, Curiosidades, Escudos, Fotos Históricas, História do Futebol, Pará em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *