Foto rara de 1991: Independente Atlético Clube – Tucuruí (PA)

Independente Atlético Clube (Independente de Tucuruí), é uma agremiação do município de Tucuruí (PA). O “Galo da Marambaia” ou “Galo Elétrico” foi Fundado na terça-feira, do dia 28 de Novembro de 1972, pelo Sr. Francisco Marques Bastos (antigo patrono) o qual sempre administrou clubes de futebol, entre eles o Izabelense e a agremiação de nome Internacional.

Francisco Bastos adotou as cores verde, branco e azul, tendo a cruz de malta vermelha em homenagem ao Clube de Regatas Vasco da Gama, tendo o galo como símbolo, transformando-se em uma agremiação de família, e, a partir de 1983, passou a adotar, também, a prática do futebol feminino, que durante as décadas de 80, 90 e 2000 foi a principal agremiação de futebol feminino do norte-nordeste do Brasil, sendo inúmeras vezes campeã estadual, regional e uma vez campeã nacional.

O Independente se profissionalizou na Federação Paraense de Futebol (FPF) na terça-feira, do dia 6 de outubro de 1981. É uma das principais equipes de futebol do sudeste do Pará, onde manda suas partidas no Estádio Municipal Antônio Dias, o “Navegantão”, com capacidade para 8.200 pessoas, localizado em Tucuruí/PA.

Grande força no futebol feminino

No futebol feminino foi onde o clube viveu grandes momentos de glória, com as conquistas da “Copa Meio-Norte(Torneio Maranhão-Pará) de 1987, 1988 e 1989.

Também conquistou o tricampeonato do Torneio Norte-Nordeste de Futebol Feminino (1999, 2000 e 2001); e o Tri da Copa Norte de Futebol Feminino (2002, 2003 e 2004), além de seu título maior, a conquista do Torneio Nacional de Futebol Feminino (competição equivalente ao atual Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino) do ano de 1990, na cidade de Águas de Lindóia (SP).

Entre 1999 e 2007 o tempo foi hexacampeão do Campeonato Paraense de Futebol Feminino, de um período em que, inclusive, vários atletas da equipe foram convocados para a Seleção Brasileira de Futebol Feminino, como foi o caso de Cebola e Formiga, entre outras.

Na foto abaixo é referente ao Independente Atlético Clube, quando participou do Campeonato Paraense da 1ª Divisão de 1991.

EM PÉ (esquerda para a direita): Luizinho, Mauro, Marcelo, Humberto, Biro Biro e Geovane;
AGACHADOS (esquerda para a direita): Jorge Magaly, Vitor, Wallace, Tonho e Byron.

Declínio

Entre 2008 e 2010 o clube enfrentou severas dificuldades financeiras, fazendo com que, em 2010, fechasse as portas. Sua gloriosa equipe feminina foi desmanchada.

Transferência para Tucuruí

Em maio de 2010, o Independente foi comprado pelo então diretor Deley Santos e desmembrado em 180 cotas de sócio proprietário, sendo que diversas pessoas e empresários de Tucuruí adquiriram as cotas em 2 dias. Assim, Deley decidiu estabelecer sua equipe naquela cidade, que não havia times de renome, conquistando rapidamente a simpatia da cidade.

Campeão Estadual em 2011

Em 2011, o Independente fez história no futebol paraense masculino, sendo o 1º time do interior a ser Campeão Estadual, quebrando um tabu de 103 anos com vencedores apenas de Belém. O título foi conquistado ao bater o Paysandu na disputa de pênaltis por 3 a 0, resultado que foi muito festejado na cidade de Tucuruí.

FOTO: Acervo de Marco André Araujo Pinheiro

FONTES: Wikipédia – FPF (Federação Paraense de Futebol) – Diário Online – Diversos jornais paraenses

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Carências, Curiosidades, Escudos, Fotos Históricas, História do Futebol, Pará em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *