Cáceres Futebol Clube – Cáceres (MT): Disputou o Campeonato Estadual da 1ª Divisão de 1999

O Cáceres Futebol Clube foi uma agremiação do munícipio de Cáceres (MT). “A Fera do Pantanal” foi Fundado na quinta-feira, do dia 11 de Fevereiro de 1999, as suas cores: vermelho, azul e branco. O seu 1º Presidente foi o Sr. Francisco Alves Leite Neto.

O Seu CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas) foi aberto na terça-feira, do dia 02 de março de 1999. O seu CGC (Cadastro Geral de Contribuintes): 03.005.439/0001-03

A sua Sede administrativa ficava localizada na Rua dos Colibris, nº 83, no Bairro Cidade Alta, em Cáceres/MT. A equipe mandava os seus jogos no Estádio Municipal Luiz Geraldo da Silva, conhecido como Geraldão, com capacidade para 6.500 pessoas, situado na Rua Santa Maria, s/n, no bairro Santa Cruz, em Cáceres/MT.

A história desse clube ainda requer uma apuração mais detalhada. Logo após seu surgimento, o clube se filiou a Federação Mato-grossense de Futebol (FMF) e na Liga Esportiva Cacerense (LDC).  O que se sabe é que em 1998 e 2000, o representante da cidade na Elite do Futebol do Estado foi o Cáceres Esporte Clube (fundado em 1977).

Acervo de Sérgio Santos

Porém, em 1999, o representante do Campeonato Mato-grossense da 1ª Divisão (contou com a participação de 11 equipes), foi o Cáceres Futebol Clube. Entre a fundação e a sua estreia no Estadual (04 de abril de 1999, no empate fora de casa, em 1 a 1 com o Palmeiras), foram apenas 52 dias, o que parece ter sido algo feito às pressas para, talvez, substituir o seu antecessor.

Na Primeira fase, a campanha foi pífia. O Cáceres Futebol Clube não obteve nenhuma vitória. Em 10 jogos e cinco pontos; foram cinco empates e cinco derrotas; seis gols a favor, 14 contra e um saldo negativo de oito. Terminando na 5ª e última colocação no Grupo A.

Primeiro Turno

Domingo, do dia 04 de abrilPalmeiras1X1Cáceres FC
Domingo, do dia 11 de abrilCáceres FC2X3Operário
Domingo, do dia 18 de abrilCáceres FC0X0Diamantino EC
4ª-feira, do dia 21 de abrilCáceres FC1X3Sinop FC
Domingo, do dia 25 de abrilSão José2X1Cáceres FC

Segundo Turno

Sábado, do dia 1º de maioSinop FC2X0Cáceres FC
Domingo, do dia 09 de maioCáceres FC0X0Palmeiras
Domingo, do dia 16 de maioOperário2X0Cáceres FC
Domingo, do dia 23 de maioDiamantino EC1X1Cáceres FC
Domingo, do dia 30 de maioCáceres FC0X0São José

Na Segunda fase, o Cáceres Futebol Clube terminou na 5ª e última colocação no Grupo D. Foram seis jogos e quatro pontos; foram uma vitória, um empate e quatro derrotas; cinco gols a favor, 12 contra e um saldo negativo de sete.

Domingo, do dia 06 de junhoSão José1X2Cáceres FC
Sexta-feira, do dia 11 de junhoMato Grosso3X1Cáceres FC
Domingo, do dia 13 de junhoCáceres FC0X2Barra do Garças
Sexta-feira, do dia 18 de junhoCáceres FC1X1Araguaia
Domingo, do dia 20 de junhoDiamantino EC3X1Cáceres FC
Sexta-feira, do dia 25 de junhoBarra do Garças2X0Cáceres FC

No jogo da sexta-feira, às 17 horas, do dia 11 de Junho de 1999, o Cáceres acabou derrotado pelo Mato Grosso, pelo placar de 3 a 1, no Estádio Eurico Gaspar Dutra, popularmente conhecido por Dutrinha, localizado na Rua Joaquim Murtinho, s/n, no bairro do Centro Sul, em Cuiabá/MT, com capacidade para 7.500 pessoas.

Nessa partida a lista dos integrantes (jogadores e membros da comissão técnica) foram os seguintes:

NOME COMPLETO (Titulares)
1Alexander Lopes Rodrigues
2Edmi Silva da Mota
3Eberval Antônio Marques
4Antônio Marcos Menezes
5Edivaldo Gracindo de Oliveira
6Leandro Blanco de Castro
7Nelson Barros da Silva
8Wendell Leiva F. Moreira
9Alexandre de Oliveira Lins
10Luciano Roberto Andrade
11Alexandre Borges da Silva
NOME COMPLETO (Reservas)
12Robson dos Santos
13Wagner Dias de Moura
14Luiz Carlos da Silva
15Carlos Henrique de Assis
16Warlen Alexandre Passos
17Gilson Silva de Souza
18Joseildo Moreno de Oliveira
FUNÇÕESCOMISSÃO TÉCNICA
TécnicoIvo Garcia
Auxiliar TécnicoPedro Sidems
Preparador FísicoLuizinho
MassagistaOdamir

No final, na classificação final do Campeonato Mato-grossense da 1ª Divisão de 1999, o Cáceres Futebol Clube ficou na última colocação, com nove pontos em 16 jogos; foram uma vitória, seis empates e nove derrotas; 11 gols a favor, 26 contra e um saldo negativo de 15. Após esse certame agremiação sumiu e na temporada seguinte, o Cáceres Esporte Clube retornou a Elite do Futebol Mato-grossense de 2000.

COLABOROU: Sérgio Santos

FONTES: Diário Oficial do Mato Grosso – Rsssf Brasil – Wikipédia

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Carências, Curiosidades, Escudos, História do Futebol, Mato Grosso em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

3 pensou em “Cáceres Futebol Clube – Cáceres (MT): Disputou o Campeonato Estadual da 1ª Divisão de 1999

  1. Sérgio Mello Autor do post

    De fato, ficar sem receber fica difícil “vestir a camisa”
    Sem condições.
    Forte abraço!

  2. Wagner Dias de Moura

    Esse elenco era bom, porém o detalhe crucial era o mais importante “SALÁRIO” jogamos 5 meses sem salário, aí não tem como.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *