Damanhã Sport Club – Recife (PE): Fundado em 1936

O Damanhã Sport Club foi uma agremiação da cidade do Recife (PE). Fundado na segunda-feira, do dia 06 de Abril de 1936, por auxiliares graphicos da Empresa “Diário da Manhã” S.A.

A Diretoria provisória ficou assim: Presidente – Domingos Lima; Vice-presidente – Augusto Continho; Director – Luiz Medeiros; Thesoureiro – Anthenor Coutinho e Secretário – Euclides Cavalcanti.

O 1º treino do time de futebol, aconteceu às 6 horas da manhã, no domingo, do dia 19 de Abril daquele ano, no campo do Sport Recife. O treino contou com a presença de 21 jogadores:

Luciano, Euclides, Expedito, Campos, Medeiros, Ismael, Waldú, Lourival, Florival, Alberico, Augusto, Anthenor, Cavalcanti, Domingos, Manoel, Athayde, Jonathan, Barbosa, Baptista, Chiquinho e Burity.

Na Assembléia geral, ocorrido na quinta-feira, do dia 23 de Abril de 1936, aclamou a 1ª Diretoria da nova agremiação:

Presidente – Renato Carneiro Cunha;

Vice-presidente – deputado Carlos Rios;

1º Secretário – Mario de Assumpção Lima;

2º Secretário – Benevenuto Telles Filho;

Diretor – Ivo Augusto;

Thesoureiro – Waldemar Angelim;

Orador – jornalista Jorge Campello.

No domingo, do dia 31 de Maio de 1936, foi realizado o 1º jogo amistoso, diante dos Estudantes Football Club, no campo do Pina. O 1º Quadros formou assim: Souza; Augusto e Heitor; Lourival, Medeiros e Encarnadinho; Expedito, Campos, Burity, Oswaldo e Ismael.

O 2º Quadros jogou da seguinte forma: Euclides; Louro e Costa; Jonathan, Oliveira e Comelão; Luciano, Cruz, Flory, Chico e Sargento.

No domingo, do dia 15 de Novembro de 1936, o time fez a 1ª excursão para o município de Moreno, localizado a 28 km da capital de Pernambuco. Às 12 horas, a delegação seguiu em automóveis, sob a presidência do desportista Antonio Marrocos, tendo auxiliares os senhores: Antonio Nogueira (orador), Djalma Silva (secretário) e Luiz Medeiros (técnico). Além dos seguintes atletas:

1º Quadros: Martins; Toinho e Portuguez; Rubens, Pinto e Meleiro; Genésio, Zizi, Joaquim, Zé Dias e Bubú.

2º Quadros: Souza; Virgilio e Medeiros; Nino, Severino e Ismael; Victor, Bernardes, Oswaldo, Chico e Bubú II.

A viagem durou uma hora e meia, sendo recebidos pelos diretores do Societé e torcedoras locais. Em seguida, percorreram pelos principais pontos da cidade. A partida dos segundos quadros, teve início às 14h30min., sendo bastante disputado, terminando com a vitória do Societé Sport Club por 3 a 2.

No jogo de fundo, entre os primeiros quadros, começou às 16h05min., sob as ordens do Sr. João Carneiro. No final, desfalcado de quatro jogadores, o resultado não foi o esperado, e o Damanhã foi goleado impiedosamente pelo Societé Sport Club pelo placar de 9 a 1.

O time jogou assim: Martins (Nino); Shostenes e Dionezio; Nery, Rubem, Meleiro; Romão, Cahú, Sinésio, Toinho (Burity) e Bubú. Após a peleja, a delegação retornou a Recife às 20 horas.

Na tarde de domingo, no dia 28 de Novembro de 1936, o Damanhã enfrentou o São Paulo Foot-Ball Club, do bairro de Água Fria.

Na tarde de domingo, no dia 27 de Dezembro de 1936, o Damanhã realizou o seu 1º jogo nacional. A delegação viajou a João Pessoa, na Paraíba, a fim de enfrentar o Team Negro Sport Club.

Na tarde de domingo, no dia 06 de Fevereiro de 1938, o Damanhã venceu o Odeon Foot-Ball Club por 1 a 0, no bairro de Afogados. O gol da vitória foi assinalado por Toinho, na etapa complementar. O time vencedor: Hygino; José e Pet; Manu, Toco e Meleiro; Elias, Bibi, Bado, Pinto e Toinho.

Em 1939, os “Patativas Recifenses” estava filiado a Associação Suburbana dos Desportos Terrestres (ASDT).

FONTES: Diário da Manhã (PE) – Diário de Pernambuco (PE)

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Carências, Curiosidades, Escudos, História do Futebol, Pernambuco em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *