Jaceguay Futebol Clube – São Paulo (SP): Fundado em 1912

O Jaceguay Futebol Clube foi uma agremiação da cidade de São Paulo (SP). O “Veterano Grêmio da Bella Vista” foi Fundado na terça-feira, do dia 1º de Outubro de 1912.

As cores verde e branco foram escolhidas pelo técnico  Salvador Loschiavo, que jogou no União Brasil (verde e amarelo), e depois jogou no Palestra Italia (atual Sociedade Esportiva Palmeiras) entre 1921 a 1927 e 1929 a 1934.

A sua Sede ficava localizada no bairro da Bela Vista, no encantador Bixiga, na região central de São Paulo. Já a sua Praça de Esportes estava situado na Rua Martinho Prado, s/n, também no bairro da Bela Vista.

Em 1914, disputou o Campeonato, organizado pela Liga Paulista de Sports (LPS). Em 1919, participou do Campeonato, organizado pela Federação Paulista de Sports (FPS). Nos anos 20, fez parte da APEA (Associação Paulista de Esportes Atléticos).

Famoso ataque demolidor do Jaceguay, na década de 40: Cebolinha – Zezinho – Caiuba  

Texto, desenho e pesquisa: Sérgio Mello

Colaborou: Rodrigo S. Oliveira

FOTO: Acervo de Mario Carmo Biondi

FONTES: Diário Nacional: A Democracia em Marcha (SP) – A Fita (SP) – O Combate: Independência, Verdade, Justiça (SP) – A Gazeta (SP)

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Carências, Curiosidades, Escudos, Fotos Históricas, História do Futebol, São Paulo em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Um comentário em “Jaceguay Futebol Clube – São Paulo (SP): Fundado em 1912

  1. Mario Biondi

    Sou filho do Zezinho e conheci varios jogadores desse time fantastico .
    a linha de ataque jogava .
    Caiuba , Zezinho ,Pirilo , Mulata e Cebola.
    O Goleiro era Lucas e a Zaga era Lucas e Regas .
    Conheci o Loschiavo e seus filhos Luqiinha e Tafe e suas irmas Angelina e Brigida .Saudades do velho bixiga.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *