Atlético Clube Itatiaia – Itatiaia (RJ): Fundado em 1938

O Atlético Clube Itatiaia é uma agremiação do município de Itatiaia, situado na região sul fluminense do estado do Rio de Janeiro. A Sede fica localizado na Praça João Vieira, s/n, no Centro de Itatiaia.

O “Mais Querido” foi Fundado em 1938. Nove anos depois, alterou o nome para Atlético Clube Campo Belo, denominação batizada em função do nome do 4º distrito Vila Campo Belo. As suas cores: azul e branco.

Na quarta-feira, do dia 14 de maio de 1952, o clube alterou novamente para nomenclatura atual, e, registrado em 12 de maio de 1957. Nesta época, os membros que faziam parte da diretoria eram os Senhores: Hugo Barbosa Pinto, Alarico Nicomedes Rodrigues, Emmanoel Ferreira Tavares, Clodoaldo Rodrigues Cardoso, Abelardo Martins de Oliveira e Geni de Paula Lima.

Seus Presidentes até o momento foram: Hugo Barbosa Pinto, Walter Miglioli, Silvio Cotrim, José Batista Pinto, Aluisio Rodrigues Marques, Jorge Barbosa da Silva, João Mathias de Aguiar, e recentemente Roberto Otatti.

Anos 60: Campo de futebol local com a presença entre outros do vereador na época Mário Pereira da Silva. Reparem na bandeira do Atlético Clube Itatiaia com o Gumercindo e o saudoso Fafu.

Filiado a Liga Desportiva de Resende

No final do mês de maio de 1952, a agremiação se filiou a Liga Desportiva de Resende (LDR), juntamente com o Esporte Clube Campo Elíseos (2º distrito de Alto dos Passos). As filiações foram homologadas pela Federação Fluminense de Desportos (FFD).  

Utilidade Pública

Na quarta-feira, do dia 17 de dezembro de 1952, o então governador do estado do Rio de Janeiro, Amaral Peixoto (de 31 de janeiro de 1951 a 31 de janeiro de 1955), sancionou a lei da Assembléia Legislativa considerando utilidade pública, o Atlético Clube Itatiaia.

Rivalidade

Flâmula referente ao 20º aniversário do clube

O Esporte Clube Nacional é o seu maior rival. A oposição também se fazia na irreverência de cada torcida, o Itatiaia era chamado de o “Mais Querido” e o Nacional, como o “Clube do Povo”. Esses simbolismos acabaram criando cultura, fazendo política e gerando comunicação.

A participação popular na época era tanta, que para satisfazer seus simpatizantes, os clubes procuravam outras atividades de lazer e cultura, a exemplo das escolinhas de futebol para crianças que no Nacional foram dirigidas em fases diferentes por José Limpinho, Dito Cambeta e Sidroneo.

No Itatiaia, Amíler e depois Jorge Barbosa da Silva. Tivemos também no Nacional, em sua Sede, a 1ª Escola de Alfabetização de adultos, em Itatiaia. As festas sociais eram patrocinadas pelas duas Entidades, assim como também as festas juninas.

Essas agremiações eram filiadas inicialmente na Liga Desportiva de Resende, e vários títulos foram conquistados para o nosso Distrito, o Nacional foi duas vezes campeão e o Itatiaia conquistou três vezes, títulos oficiais.

Clube ajudou a fundar a Liga Desportiva de Itatiaia

Foto de 1989

Com a Emancipação do município de Itatiaia, foi criado em 22 de Junho de 1990, a Liga Desportiva de Itatiaia (LDI), graças aos presidentes do Atlético Clube Itatiaia e Esporte Clube Nacional que se uniram a fim de fundá-la. O 1º presidente provisório da Liga foi Jorge Barbosa da Silva, que após organizar a sua administração.

No 1º Campeonato Citadino em 1991, o Atlético Clube Itatiaia ficou com o vice-campeonato, só atrás do arquirrival Nacional.

Desenhos e texto: Sérgio Mello

FOTOS: Acervo de Wanderson Alexandre Júlio (ex-jogador do clube) – Liliam Fróes Acervo de Jorge Barbosa da Silva

FONTES: Academia Itatiaiense de História – A Manhã (RJ) – Correio da Manhã (RJ)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *