Esporte Clube Nacional – Itatiaia (RJ): Fundado em 1951

O Esporte Clube Nacional é uma tradicional agremiação do município de Itatiaia, situada na região Sul Fluminense do estado do Rio de Janeiro (RJ). O “Clube do Povo” foi Fundado no sábado, do dia 08 de Dezembro de 1951 , com o nome de Guarani Futebol Clube. Em 20 de agosto de 1958, quando foi registrado, a agremiação adotou o nome atual: E.C. Nacional. As suas cores: verde e branco.

A 1ª Diretoria foi composta pelos seguintes membros: Sebastião Bernardo, José Aníbal Carneiro, Guilherme Camejo, Joaquim Carvalho Lemos, Joaquim Isidoro Coutinho e Arthur Alberto Leite Junior.

Os seus Presidentes ao longo da sua história foram os seguintes: Sebastião Bernardo, Elias Ferreira, José Coutinho, Luís Gomes Rabelo, José Nicanor de Barros e ultimamente, André Valente

O grande rival do Nacional é o Atlético Clube Itatiaia. O encontro entre essas duas equipes agitavam os torcedores itatiaienses, atraindo um grande número de pessoas nos jogos.  

No início das suas atividades o Nacional era filiado a Liga Desportiva de Resende (LDR), onde se sagrou campeão em duas oportunidades. Posteriormente, em 22 de Junho de 1990, quando presidentes do Atlético Clube Itatiaia e Esporte Clube Nacional se uniram a fim de fundar a Liga Desportiva de Itatiaia (LDI), passaram a jogar as competições no seu município. O 1º presidente provisório da Liga foi Jorge Barbosa da Silva, que após organizar a sua administração.

Primeiro Campeão Citadino: Esporte Clube Nacional

EM PÉ (esquerda para a direita): Samambaia, Newton Careca, Ary, Deleco, Mirinho, Fernando (C), Mazinho, Pedro Antônio, Totonho, Marquinho, Afrânio e Djalma.

AGACHADOS (esquerda para a direita): : Toninho Romário, Batista, Geovane, Serjão, Murilo, Jarbinha e Henrique.

No primeiro, extra-oficial, sagrou-se campeão o União da Vila Futebol, em 1990. Nos oficiais, o Esporte Clube Nacional tornou-se o 1º campeão do Município em 1991, invicto tendo como Vice o Atlético Clube Itatiaia.

O título foi alcançado na segunda partida da final, do 1º Campeonato Oficial de Amador de Itatiaia. Assim, o Nacional foi campeão de forma invicta, tendo o ataque mais positivo (33 gols), a defesa menos vazada (nove gols sofridos) e o artilheiro do certame: Toninho Romário com 11 gols. Ao todo foram 15 jogos, com 11 vitórias e quatro empates.

O time do Nacional campeão tinha a seguinte formação e numeração:

1 – Afrânio;

2 – Ary,

3 – Serjão,

4 – Fernando,

6 – Mazinho,

5 – Marquinho,

7 – Batista,

8 – Murilo,

10 – Geovane,

9 – Henrique,

11 – Toninho Romário

Técnico: Newton Careca.

No ano seguinte, em 1992, foi a vez do Novo Cimafe Futebol Clube, ficando com Vice o Verona Futebol Clube. Neste período, outros eventos foram realizados, sobretudo, buscando atingir os jovens do nosso município, e foi com esses eventos importantes, tais como: Campeonatos de Juvenil em 1992, quando sagrou-se campeão o Verona Futebol Clube.

O Campeonato de Juniores, também em 1992, quando teve como campeão o Esporte Clube Nacional, que surgiram as oportunidades que foram dadas a vários atletas juvenil, que posteriormente atuaram no Fluminense Football Club, do Rio de Janeiro e no Flamengo. Alguns destes atletas foram os seguintes: Bebeto, Altair, Flavinho, Xando, Alan, Alessandro Couto, Alex e Sirlei

FOTOS: Acervo de Murilo Souza de Oliveira (ex-jogador do Nacional)

Desenhos e texto: Sérgio Mello

FONTES: Academia Itatiaiense de História

2 pensou em “Esporte Clube Nacional – Itatiaia (RJ): Fundado em 1951

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *