Palmeiras Futebol Clube – Mossoró (RN): Fundado em 1920

O Palmeiras Futebol Clube foi uma agremiação do Município de Mossoró (RN). O Alviverde do bairro Paredões foi Fundado em 1920, pelos irmãos Miguel Joaquim de Souza, Totonho Joaquim, José Joaquim, aliados aos desportistas Francisco Borges, Tibério Bulamarqui (foi o 1º Presidente), Raimundo Nonato da Silva, Major Higino e João do preso.

À época, os clubes representavam os principais bairros mossoroenses, cabendo ao Alviverde a responsabilidade de levar para as quatro linhasdo Stadium Mossoró Limitada, o que existia de melhor no populoso bairro Paredões, onde ficava a sua Sede.

A formação inicial do Alviverde foi a seguinte: Miguel Joaquim, Zé Victor e Bidéu; Severino, Teodoro e João do preso; Zé Acioli, Major, Zequinha, Chico parafuso e Tourá (apelido do ponteiro canhoto Chico Borges).

O Alviverde estreou oficialmente no nosso futebol somente no ano de 1921, mais precisamente diante do Humaytá. Um fato pitoresco foi registrado na semana que antecedeu a citada partida.

O então presidente do Palmeiras, Sr. Tibério Burlamaqui, observando o tamanho do bigode de que era portador o atleta Bidéu, exigiu, de imediato, que o mesmo fosse “raspado”, determinando que o barbeiro Francisco de Souza Filgueira (Chico Batista), de posse de uma navalha, um pouco enferrujada, e sem auxílio do indispensável creme de barbear, em falta naquele momento na barbearia, procedesse ao ato de retirada, sob os gemidos e dores incríveis do atleta.

Após um pouco período de atividade, na sua fase inicial, o Palmeiras afastou-se das quatro linhas, retornando somente no ano de 1935, quando levantou pela 1ª vez o título do Campeonato Mossoroense de Futebol, organizado pela Associação Mossoroense de Esportes Atléticos (AMEA). Nessa temporada, o time base formou assim: Bacora; Chico e Benedito; Mariano, Crocodilo e Preto; Nicácio, Nonato, Agostinho, Oliveira e Melão.

O Palmeiras voltou a se sagrar campeão Citadino em 1938. Nesse ano, o campeonato contou com cinco clubes: Palmeiras, Associação Mossoroense, Centro Esportivo Mossoroense, Maguari Futebol Clube e Fluminense Futebol Clube.

Palmeiras bateu o Fortaleza (CE)

No domingo, do dia 27 de janeiro de 1946, o Palmeiras enfrentou e goleou o Fortaleza (CE), por 4 a 1, no Stadium Mossoró Limitada. Essa foi a 1ª vitória de uma equipe mossoroense diante do Tricolor cearense.   

Durante a sua existência, o Alviverde do bairro Paredões teve como dirigentes beneméritos: Tibério Burlamaqui, Cícero de Oliveira, João Joaquim de Souza, Severino Rosa, professor Raimundo Nonato da Silva, Joaquim da Silveira Borges Filho, Luiz Duarte Ferreira, dentre outros.

Após uma vitória diante do poderoso América de Natal, dirigentes, atletas e torcedores, comemoraram o feito, que resultou no placar favorável de 2 a 0, na Sede do clube, e já na madrugada esqueceram as velas acesas sobre a mesa, o que resultou num incêndio, cujas chamas debilitaram os livros de atas, propostas e pastas de ofícios do clube.

Colaborou: Adeilton Alves

FONTES: site Olivar Montes – Jornal A Ordem (RN)

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Carências, Curiosidades, Escudos, Fotos Históricas, História do Futebol, Rio Grande do Norte em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *