Esporte Clube Hervalense – Herval D’Oeste (SC): Três participações na Elite Catarinense, na década de 60

O Esporte Clube Hervalense foi uma agremiação do Município de Herval D’Oeste (SC). A localidade foi fundada no dia 30 de dezembro de 1953, e, está situada a 414 km da capital (Florianópolis). A sua população é de 21.233 habitantes, segundo o censo do IBGE/2010

Liga Esportiva do Oeste Catarinense de 1960

O clube foi Fundado nos anos 30, com o nome de Sport Club Hervalense. As suas cores: preto e amarelo. Em 1960, terminou na 3ª colocação a Liga Esportiva do Oeste Catarinense. O torneio contou com quatro equipes: Grêmio Esportivo Comercial, Cruzeiro Atlético Clube, Hervalense e Juventus Futebol Clube, de Tangará.

O Hervalense liderava desde o início, mas na última rodada, acabou perdendo para Comercial, que acabou ficando com o título. Dos 12 jogos, foram realizados nove, uma vez que o Juventus não compareceu em três, sendo duas vezes diante do Cruzeiro Atlético Clube. Ao todo foram assinalados 31 gols, o que deu uma média de 3,4 gols por partida.

O melhor ataque foi do Hervalense com 13 gols e que também teve o artilheiro do certame: o atacante Sadí, que marcou cinco gols. Já o Juventus foi o pior ataque com quatro tentos e também a defesa mais vazada com 11.

Já o Comercial ficou com a defesa mais eficiente com apenas cinco gols sofridos. Aconteceram cinco expulsões: Márcio (Juventus); Celso, Moacir e Sadí (Hervalense); Getulio (Comercial).

Na arbitragem quem mais apitou foram Raul Ferrari e Waldemar Menegoto, com quatro jogos cada. Já Silvio (Juventus) foi o único a marcar um gol contra durante a Liga Esportiva do Oeste Catarinense.

A Classificação final ficou assim: 1º lugar, Comercial com três pontos perdidos; 2º lugar, Cruzeiro Atlético Clube com quatro pontos perdidos; 3º lugar, Hervalense com cinco pontos perdidos; 4º lugar, Juventus com dez pontos perdidos.

Participações na Elite Catarinense

O Hervalense disputou o Campeonato Catarinense da 1ª Divisão, em três oportunidades: 1962, 1964 e 1965. Durante esse período, o time travou grandes duelos contra as equipes joaçabenses. E, contavs com grandes jogadores como: Melsi, Charuto, Cachorro, Pittol, Severo, Canofre, Marlos, entre outros.

Título

EM PÉ (esquerda para a direita): Lucio, Mario Pittol, Nereu Damer, Aderbal Vermelho, Marlos de Souza e Paulinho Peres;
AGACHADOS (esquerda para a direita):  Melsi, Moreira, Ceconello, Sergio Severo e Charuto.

O Hervalense se sagrou campeão do Torneio Início da Liga de Joaçabense de Futebol de 1961. A competição contou com a participação de três equipes: Cruzeiro Atlético Clube, Grêmio Esportivo Comercial e Hervalense.

Colaborou: Rodrigo S. Oliveira

FONTES: Centenário do Município de Joaçaba – Página no Facebook “Antigamente Joaçaba – SC” – O Estado de Florianópolis (SC)

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Carências, Curiosidades, Escudos, Fotos Históricas, História do Futebol, Santa Catarina em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *