O XLVI Campeonato Baiano de futebol, em 1950, organizado pela 11 Federação Bahiana de Desportos Terrestres (FBDT), teve como grande campeão (ou melhor: tetracampeão) o Esporte Clube Bahia. A competição contou com a participação de sete agremiações:
Associação Desportiva Guarany, de Salvador;
Botafogo Sport Club, de Salvador;
Esporte Clube Bahia, de Salvador;
Esporte Clube Vitória, de Salvador;
Esporte Clube Ypiranga, de Salvador;
Galícia Esporte Clube, de Salvador;
São Cristóvão Atlético Clube, de Salvador.
A fórmula de disputa era simples. Todos os times se enfrentariam em jogos de turno e returno, e a equipe que somasse mais pontos ficaria com o título. Caso, uma ou mais equipes terminasse empatado em número de pontos, o campeão seria decidido em jogos de ida e volta.
O Estadual, aconteceu entre a quarta-feira, do dia 24 de maio; a domingo, do dia 12 de novembro de 1950. Após 12 rodadas, Bahia e Vitória terminaram empatados com 17 pontos. Com isso, foram necessário dois jogos para definir o campeão. No 1º jogo, o Vitória saiu na frente, ao vencer por 4 a 3. No entanto, no último encontro, o Bahia venceu por 3 a 1, e conquistou o Tetracampeonato Baiano: 1947, 1948, 1949 e 1950.
Time base do Esporte Clube Bahia: Leça (Zaluar), Arnaldo (Nilton) e Zé Grilo; Pedrinho, Ivon (Giba) e Evilásio; Gereco (Camerino), Alfredo (Viana), Carlito, Tóia (Zé Hugo) e Isaltino.
FONTE: Unica – quinzenario illustrado – mundanismo, esportes, cinema, actualidades (BA)