Pôster do Esporte Clube Bahia – Salvador (BA): Tetracampeão Baiano em 1947, 1948, 1949 e 1950

XLVI Campeonato Baiano de futebol, em 1950, organizado pela 11 Federação Bahiana de Desportos Terrestres (FBDT), teve como grande campeão (ou melhor: tetracampeão) o Esporte Clube Bahia. A competição contou com a participação de sete agremiações:

Associação Desportiva Guarany, de Salvador;

Botafogo Sport Club, de Salvador;

Esporte Clube Bahia, de Salvador;

Esporte Clube Vitória, de Salvador;

Esporte Clube Ypiranga, de Salvador;

Galícia Esporte Clube, de Salvador;

São Cristóvão Atlético Clube, de Salvador.

A fórmula de disputa era simples. Todos os times se enfrentariam em jogos de turno e returno, e a equipe que somasse mais pontos ficaria com o título. Caso, uma ou mais equipes terminasse empatado em número de pontos, o campeão seria decidido em jogos de ida e volta.

O Estadual, aconteceu entre a quarta-feira, do dia 24 de maio; a domingo, do dia 12 de novembro de 1950. Após 12 rodadas, Bahia e Vitória terminaram empatados com 17 pontos. Com isso, foram necessário dois jogos para definir o campeão. No 1º jogo, o Vitória saiu na frente, ao vencer por 4 a 3. No entanto, no último encontro, o Bahia venceu por 3 a 1, e conquistou o Tetracampeonato Baiano: 1947, 1948, 1949 e 1950.

Time base do Esporte Clube Bahia: Leça (Zaluar), Arnaldo (Nilton) e Zé Grilo; Pedrinho, Ivon (Giba) e Evilásio; Gereco (Camerino), Alfredo (Viana), Carlito, Tóia (Zé Hugo) e Isaltino.

FONTE: Unica – quinzenario illustrado – mundanismo, esportes, cinema, actualidades (BA)

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Bahia, Campeões Estaduais e Nacionais, Carências, Curiosidades, Fotos Históricas, História do Futebol em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *