APAF (Associação Platinense de Amadores de Futebol) – Santo Antônio da Platina (PR): Fundado em 1937

O Município de Santo Antônio da Platina (PR) e os seus ‘primeiros times’ com o gentílico “platinense“! Localizado a 362 km da capital (Curitiba), o lugarejo foi criado  1914 e conta com uma população de 46.251 habitantes, segundo o IBGE/2020.

O 1º time que se tem registro foi a APAF (Associação Platinense de Amadores de Futebol), Fundado no início de Maio de 1937. As suas cores era o verde e branco.

Numa reportagem de O Estado faz uma abordagem, destacando a ótima estrutura da APAF: “O clube já conta em seu patrimônio um viçoso campo de futebol, aparelhado com arquibancada excelente, capacitada para comportar folgadamente 3 mil pessoas. E tudo enquadrado dentro das normas da técnica, perfeito, singelo!“.

O seu 1º jogo, aconteceu no domingo, do dia 16 de Maio de 1937, goleou a Associação Atlética Jacarezinho, nos Primeiros e Segundos Quadros, ambos pelo placar de 7 a 0.

O 2º jogo, ocorreu no domingo, do dia 13 de Junho de 1937, em Cambará, goleando o Comercial Futebol Clube, por 5 a 0 e 4 a 1, nos Primeiros e Segundos Quadros, respectivamente.

No domingo, dia 18 de Julho de 1937, a 3ª partida e o 1º confronto nacional, com novo triunfo: 2 a 1 e 6 a 1, nos Primeiros e Segundos Quadros, diante da Associação Atlética Satacruzense, de Santa Cruz do Rio Pardo (SP).

Uma semana depois, no domingo, dia 25 de Julho de 1937, o 4º jogo, contra o Bandeirantes Futebol Clube, de Bandeirantes (PR), e vitórias por 2 a 1 (Primeiro Quadro) e 4 a 0 (Segundo Quadros). Alguns jogadores nesses jogos: Carabinha, Ministrinho, Nico, Quim, Sertorio, Romano, Nenezinho, Alfeu, Ataliba, Pequeno, entre outros.

Importante citar que ainda no 1º semestre de 1937, também foi criado a Liga de Santo Antônio da Platinachamada: Associação Platinense de Futebol (APF). Na década de 50, alterou o nome para: Liga Regional Platinense de Futebol (LRPF).

A APAF existiu até o fim de 1944. A partir do começo de 1945, a sua nomenclatura sofreu uma sutil alteração, passando a se chamar: Associação Platinense de Amadores de Esportes (APAE), que existiu até o início da década de 50.  

Colaborou: Rodrigo S. Oliveira

FONTES: Wikipédia – Jornal O Dia (PR)  – O Estado (PR) – Correio do Paraná – Diário do Paraná

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Carências, Curiosidades, Escudos, Fotos Históricas, História do Futebol, Paraná em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *