Inédito!! America Futebol Clube (America de Mafra) – Mafra (SC): Fundado em 1933

O America Futebol Clube (America de Mafra) foi uma agremiação do Município de Mafra (SC). Com uma população de 56.292 habitantes, segundo o IBGE/2019. Uma curiosidade da “Perola do Planalto” é que fica a 310 km da capital catarinense e a 105 km de Curitiba, capital do estado do Paraná.

O “Diabo Rubro” foi Fundado na 1ª Quinzena de Junho de 1933. A sua Sede social e a Praça de Esportes, ficavam localizados na Rua Capitão João Bley, s/n, na Vila Ivete, em Mafra. Apesar de possuir um campo próprio, inaugurado em 1939, devido as limitações do espaço, o local não era utilizado nos campeonatos, onde a equipe participava.

Nos três primeiros anos, o America de Mafra realizou diversos jogos amistosos, visando montar um time competitivo. Em 1935, o time base era comporto assim: Elpídio; Sebastião e Walter; Maneco, Chinês e Mario; Ataíde, Abreu, Pedrinho, Tatá e Finka.

Foto de julho de 1939

No ano de 1936, sob a presidência do Sr. João Manoel de Paula (popularmente conhecido por Nenê),  o clube resolveu ‘dar um passo a frente’ e se filiou a Associação Catarinense de Desportos (ACD), sediada na cidade de Joinville e uma entidade de caráter estadual. Paralela a Federação Catarinense de Futebol (FCF).    

No mesmo ano (1936), debutou no Campeonato Estadual da ACD, fazendo parte da 3ª Região, juntamente com o Peri Ferroviário e Operário Sport Club, ambos também do município de Mafra. A equipe base era formada com: Manasses; Mios e Andrade; Sebastião, Juvenal e Pinto; Silveira, Bolesio, Manoel, José e Fermino.

Em 1937, o America ajudou a fundar a Liga Esportiva Catarinense (LEC), com sede em Mafra. A LEC, conhecida como Zona Serrana, definiu a diretoria, tendo João Manoel de Paula como presidente, Ivo Pinto Cordeiro na vice-presidência e Abelardo Luiz de Oliveira no cargo de Secretario Geral.   

Ainda nesse ano o America disputou o certame classificatório para o Campeonato Catarinense. O time base formou assim: Manasses (Irineu); Sebastião (Rodrigues) e Valter (Neves); Abel (Ângelo), Chico e Antonio (Siqueira); Silvestre (Maneco), Bolesio (Vadeco), Aldo (Ponta Grossa), Otacílio (Gabardo) e Arturzinho (Janguito).

Reportagem de maio de 1939

Após terminar na lanterna no Campeonato Serrano em 1937 e 1938, O America de Mafra fez bonito na temporada de 1939, ficando com o vice-campeonato. O time base formou com: Miro (Hugo); Sebastião e Marçal (Brandalize); Marinho (Beltrão), Trancoso (Nino) e Tite; Miguel (Irineu), Nuti (Machado), Heitor (Pfau), Ponta Grossa e Osmenio (Luiz).

Em 1940, oDiabo Rubroterminou na 3ª colocação da Zona Serrana, além de ter faturado o título da Taça Relojoaria Müller, vencendo o Grêmio Esportivo Rionegrense, de Rio Negro (PR).

O time base formou com: Tadeu (Miro); Domingos (Marçal) e Zanon (Brandalise); Chichita (Tite), Bento (Nino) e Mendes (Mala); Jonas (Chico), Otacílio (Nuti), Juca (Jonas), Miguel (Abílio) e Ford (Ponta Grossa).

Na temporada de 1941, o America de Mafra, novamente fechouna 3ª colocação da Zona Serrana. O time base formou com: Tadeu; Marçal e Ponta Grossa; Beltrão (Tatu), Chichita e Mendes; Gonçalves (Chico), Bento (Jonas), Otacílio, Abílio (Barbosa) e Miguel.

Em 1942, a equipe rubra mafrense terminou com o vice-campeonato Serrano. O time base formou com: Tadeu; Rumor e Ponta Grossa; Rosário, Batista e Vergulino; Bento, Otacílio, Gurski I, Lauro e Domingues.

Na sua última temporada que se tem registro, em 1943, o America de Mafra ficou na terceira posição da Zona Serrana.

Colaboração: Cícero Urbanski

Desenho do escudo e uniforme: Sérgio Mello

FONTES: O Estado (SC) – O Estado de Florianópolis (SC) – A Notícia (SC) – Rio Negrenser Zeitung (PR)

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Carências, Curiosidades, Escudos, Fotos Históricas, História do Futebol, Santa Catarina em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *