Escudo dos anos 20-30: Liga Desportiva Parahybana (LDP)

O verde veio originado da extinta Liga Sportiva Parahybana de 1916. Em 1919 a 1925 criaram a Lida Desportiva Parahybana usando o Verde e Branco e as letras em negro apenas para destacar, mas, a seleção era alviverde. Durante o Campeonato Brasileiro de Seleções a Paraíba enfrentou creio que em 1925 um selecionado que usava cores semelhantes e não havia outro uniforme, tiveram que comprar outro em vermelho e branco no comercio.

Depois deste retorno a liga sofreu outro problema que já vinha se arrastando desde 1923 quando Cabo Branco e América tiveram acirramento de ânimos e convivência. Não há uma data especifica, quando o selecionado paraibano migrou de vez para o uniforme vermelho e branco, mas em 1927 ele já é chamado de seleção alvirrubro. O selecionado paraibano jamais foi tricolor, nem na época do verde, mesmo usando detalhes em preto.

Na Paraíba, sempre foi berço de grandes desenhistas, arquitetos e pintores. Então na década de 20, marcas e publicidades sempre foram bem desenhadas por aqui. Este escudo mais “sofisticado” encontrei pela primeira vez numa publicação de 1931.

Porém, é totalmente vermelho. Pelo que entendi! Já a versão rubro-negra do selecionado surge no ano de 1947. Mas, até 1950, a FPF usava algumas variações de escudos. Ora com as letras brancas e fundo totalmente vermelho, ora vermelho com as letras FPF pretas.

O que importava para o pessoal era ver a seleção nas cores rubro-negra. Não havia tanta preocupação em manter a fidelidade na padronização do escudo, já que a própria seleção mal o usava, preferindo ter apelas as letras LPF ou FPF no uniforme!

 

FONTES: Julio Cesar (Pesquisador do Futebol Paraibano) Annuario dos Desportos no Brasil

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, 02. Julio Diogo, Curiosidades, Escudos, História do Futebol, Paraíba em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *