Clube Atlético Castelo Branco – Rio de Janeiro (RJ): Três edições no Estadual da 3ª Divisão

O Clube Atlético Castelo Branco foi uma agremiação da cidade do Rio de Janeiro (RJ). Fundado na sexta-feira, do dia 09 de Novembro de 1990. A sua Sede administrativa ficava localizado na Avenida Santa Cruz, nº 1.631, no Bairro de Realengo, na Zona Oeste do Rio. Suas cores: azul, branco e grená.

Agremiação pertencia à Universidade Castelo Branco, que inaugurou o futebol profissional em 2007, quando estreou no Campeonato Carioca da Terceira Divisão, organizado pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ).

Na primeira fase, terminou em 1º lugar, superando Sampaio Corrêa Futebol e Esporte (Saquarema), Canto do Rio Football Club (Niterói), Bela Vista Futebol Clube (São Gonçalo) e Esporte Clube Nova Cidade (Nilópolis). Na segunda fase, se classifica na 2ª posição, sendo superado pelo Paraíba do Sul Futebol Clube, mas à frente de Canto do Rio Football Club (Niterói) e Esporte Clube Rio São Paulo (Bairro do Campinho).

Na 3ª fase, acabou eliminado, sendo superado por Sendas Pão de Açúcar Esporte Clube e Quissamã Futebol Clube, que se classificam para as finais. Contudo, termina em 6º lugar, se habilitando para a disputa da Copa Rio de 2008.

Em 2008, volta a participar da Campeonato Carioca da Terceira Divisão, porém sem lograr o acesso à Segunda Divisão. Termina em primeiro em sua chave na fase inicial, superando Bela Vista Futebol Clube, Futuro Bem Próximo Atlético Clube, Condor Atlético Clube e o Esporte Clube Nova Cidade, que abandona a competição.

Na fase seguinte, termina novamente como líder, superando Paraíba do Sul Futebol Clube, Bela Vista Futebol Clube e o estreante Kaiserburg Futebol Clube, de Petrópolis. Na fase seguinte é eliminado, ao ficar em último em sua chave, sendo superado por Quissamã Futebol Clube, Campo Grande Atlético Clube e Sampaio Corrêa Futebol e Esporte.

Termina em 19º lugar na disputa da Copa Rio. Sagra-se vice-campeão estadual da Série C da categoria júnior ao perder o título para o Paraíba do Sul Futebol Clube.

Disputa, em 2009, o Campeonato Estadual da Terceira Divisão, categoria Juniores, além da categoria profissional. Contratou o experiente técnico Jair Pereira para ser o coordenador-técnico da equipe principal.

Na primeira fase, termina como líder de seu grupo, à frente dos também classificados Heliópolis Atlético Clube e Rubro Social Esporte Clube, e dos eliminados Clube de Futebol Rio de Janeiro e Esporte Clube Marinho.

Na segunda fase, é o segundo colocado, embora com a mesma pontuação do Rio das Ostras Futebol Clube, que lidera a chave. Ambos se classificam à terceira fase em detrimento dos eliminados Rubro Social Esporte Clube e Barcelona Esporte Clube.

Na terceira fase, termina como líder de sua chave, à frente do outro classificado, Fênix 2005 Futebol Clube e dos eliminados Paraíba do Sul Futebol Clube e Santa Cruz Futebol Clube. Finalmente, na semifinal, a equipe capitula diante do Sampaio Corrêa Futebol e Esporte, perdendo a primeira partida em Saquarema por 3 a 0 e vencendo a segunda em casa por 2 a 1, tendo que disputar a terceira vaga em disputa.

Joga duas partidas sem abertura no marcador contra o Rio das Ostras Futebol Clube, que havia perdido o direito a ir para a final contra o Fênix 2005 Futebol Clube. Acaba eliminado nos pênaltis por 8 a 7, após 0 a 0 no tempo normal, não conseguindo o inédito acesso à Série B do Rio de Janeiro em 2010.

Em 2010, se classifica em primeiro lugar no Grupo F ao superar o Clube de Futebol Rio de Janeiro e o também classificado Esprof Atlético de Futebol e Clube. União Central Futebol Clube e Esporte Clube Rio São Paulo são eliminados.

Na segunda fase o clube é eliminado ao ficar em terceiro no Grupo IV que classificou Esporte Clube São João da Barra e Serra Macaense Futebol Clube. O Esporte Clube Nova Cidade foi o último colocado. Em 2011 e 2012 a equipe se ausenta dos certames de âmbito profissional.

 

FONTES: Site da Universidade Castelo Branco – Wikipédia – Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) – Jornal dos Sports

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *