O Campinas Esporte Clube foi uma agremiação da cidade de Cuiabá (MT). O “Tricolor Cuiabano” foi Fundado no domingo, do dia 10 de Janeiro de 1954. A Sede provisória ficava na Rua Pimenta Bueno, no Bairro Dom Aquino. As suas cores era: vermelho, branco e preto.
Posteriormente se transferiu para a sua Sede própria localizado na Rua das Flores, s/n, no Bairro Dom Aquino (depois passou a se chamar: Várzea Ana Poupina), em Cuiabá. O 1º Presidente foi Cândido de Almeida Lino.
Além do futebol, o clube também oferecia aos seus associados outras opções de lazer, como o Xadrez, Dama, Ping-Pong (Tênis de Mesa), entre outros. Em 1955, o clube se filiou a Federação Matogrossense de Desportos (FMD). No mesmo ano, como curiosidade, o Campinas enviou cinco atletas para disputar a corrida de rua de São Silvestre, na capital paulista.
A primeira competição de destaque no futebol, aconteceu em 1956. Nesse ano, o Campinas participou do Torneio de Cuiabá, organizado pela Prefeitura de Cuiabá. No domingo, do dia 06 de Abril de 1956, o Campinas enfrentou o Mixto, mas acabou sendo eliminado na disputa de pênaltis.
Na seqüência o clube estreou no Campeonato Cuiabano de 1956, no domingo, do dia 13 de Maio, organizado pela a Federação Matogrossense de Desportos (FMD). No final, o Campinas venceu o Santo Antonio por 1 a 0. O gol da vitória foi assinalado pelo Evandro.
Alguns resultados: No domingo, do dia 03 de junho de 1956, o Campinas foi goleado pelo Mixto pelo placar de 5 a 2. No domingo, do dia 29 de julho de 1956, o Campinas foi goleado pelo Clube Atlético Matogrossense por 5 a 0. No sábado, do dia 22 de Setembro de 1956, o Campinas derrotou o VX de Novembro por 4 a 3.
Participou do Torneio Início de 1957, que aconteceu em 12 de maio, no Estádio Presidente Dutra, em Cuiabá. Estiveram presentes nove equipes: Atlético, Americano, Campinas, Cruzeiro, Dom Bosco, Mixto, Palmeiras, Santo Antonio e XV de Novembro. Disputou o Campeonato Cuiabano de 1957.
O Campinas participou do Torneio Início de 1958, o “Torneio Cidade de Cuiabá“, com as presenças do Atlético, Americano, Cruzeiro, Dom Bosco, Mixto, Palmeiras, XV de Novembro, Operário Varzeagrandense e Santo Antonio. Acabou caindo no primeiro jogo, ao perder para o Mixto por 1 a 0. Gol de Acácio.
Esteve presente no Campeonato Cuiabano de 1958, 1959. Na sua primeira participação, o clube terminou na 5ª colocação, num total de dez clubes, com 19 pontos, em 36 possíveis. Na sua segunda e última temporada, fechou em 6º lugar.
Em 1960, o Campinas ingressou na Liga Cuiabana Independente (LCI), que contou com a participação das seguintes equipes: Botafogo, Pico do Amor, Juventus, Ipiranga, Vasco e SESC.
Time de 1957: Mauri; Cives e Jau; Peró, Dati e Zeca; Jorge, Dedé, José da Costa, Alinor e Calazans.
Time de 1958: Marcondes; Dati e Jau; Peró, Severino e Bodú; Jorge, Dedé, Air, José Peixeiro e Magalhães.
Time de 1959: Marcondes; Jau e Bodú; Dati, Peró e Mario; Jorge, Dedé, Air, José Peixeiro e Morango.
FONTES: Diário Oficial – Acervo Gláucio Marcelo – O Estado de Mato Grosso