São Pedro Futebol Clube – São João de Meriti (RJ): Fundado em 1945

O São Pedro Futebol Clube foi uma agremiação da cidade de São João de Meriti (RJ). O “Mais Querido de Meriti” foi Fundado na terça-feira, do dia 1º de Maio de 1945. A sua Praça de Esportes ficava situado na Rua Amazonas, s/n – Jardim Meriti – São João de Meriti. A mesma foi adquirida, graças ao empenho do Vereador de São João de Meriti, o Sr. Ernani Fiori obteve a doação do campo, em 1948.

Durante a sua existência, participou do Campeonato Iguaçuano até 1947, depois disputou o Campeonato Meritiense, além de ter participado três vezes do Campeonato Fluminense: 1956, 1957 e 1959. O time Sampedrino foi Bicampeão do Campeonato Meritiense Juvenil, em 1956 e 1957.

Em 1946, alguns clubes da Vila Meriti foram convidados pela Liga de Desportos de Duque de Caxias (LDDC), para participar do Torneio Início Caxiense, realizado no domingo, do dia 28 de julho, no campo do Sport Club Olarias, em São Matheus. As equipes que participaram de Duque de Caxias:

Belém Futebol Clube;

Baixada da Guanabara Futebol Clube;  

Clube Atlético União do Centenário;

José de Alvarenga Atlético Clube;

Sport Club Vila São Luiz;

Sport Club Parque Lafayette;

Associação Sportiva Aliança;

Flamengo Caxias Futebol Clube.

Enquanto os representantes de São João de Meriti:

Esmeralda Futebol Clube;  

São João Futebol Clube;  

Fazenda Futebol Clube;  

Éden Futebol Clube;  

Bangu Suburbano Futebol Clube;  

São Pedro Futebol Clube.

Na terça-feira, do dia 06 de Março de 1956, o São Pedro enfrentou o São Cristóvão, na época da 1ª Divisão do Rio, na sua Praças de Esportes, na Rua Amazonas, em São João de Meriti. Apesar de ter feito um grande jogo, o “Mais Querido de Meriti” acabou derrotado pelo placar de 3 a 2.

No domingo, do dia 04 de Agosto de 1957, pelo Campeonato Fluminense, da 3ª Zona de Profissionais, o São Pedro deu adeus a competição. O time meritiense foi até Magé e acabou derrotado pelo Grêmio Esportivo Fábrica Estrêla por 2 a 1.

Ainda em 1957, o São Pedro conseguiu bons resultados diante do grandes do Rio. Empate contra o time misto do Clube de Regatas Flamengo. E vitória de 1 a 0 sobre a equipe de aspirantes do Clube de Regatas Vasco da Gama.

Na noite da sexta-feira, às 20 horas, do dia 19 de julho de 1957, o São Pedro enfrentou o São Cristóvão. O jogo foi com os portões abertos, e teve arbitragem de um árbitro da Federação Metropolitana. O time meritiense formou com: Cigano; Tonho, Coca e Tiago; Doca e Santos; Mineirinho, Busca, Curimba, Baiano e Almir. Os reservas: Gago, Daú, Cláudio, Wilson, Celso e Paulo.

 

FONTES: A Manhã – Diário de Notícias – A Luta Democrática – Sport Ilustrado – Jornal dos Sports

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Curiosidades, Escudos, História do Futebol, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro (antigo Estado do RJ) em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

4 pensou em “São Pedro Futebol Clube – São João de Meriti (RJ): Fundado em 1945

  1. Sérgio Mello Autor do post

    José Gambardela, vc possui fotos desse período?
    Há poucos registros dessa agremiação
    Se puder ajudar seria bacana para divulgar o São Pedro!
    Abraços

  2. José Gambardela

    No ano de 1962, hj jogamos contra o aspirante do madureira FC e vencemos por 1×0, jogo realizado no campo de São pedro e o meu time era o Palas FC com sede em pavuna. Nesta data existia uma pequena ponte separando Pavuna de São João de Meriti.

  3. José Gambardela

    Em 1962 o Palas futebol clube da Pavuna. Jogou contra o aspirante do madureira e vencemos por 1 a 0 nesta época ainda existia uma pequena ponte separando Pavuna.

  4. Sergio Mello Autor do post

    Amigos,
    Me indagaram se eu tinha certeza de que a data de fundação era de 1945 e não de 1943.

    Então deixa eu esclarecer!
    Em quatro jornais diferentes a data de fundação (dia, mês e ano) foi mencionado no sétimo e décimo ano de aniversário do clube!
    Detalhe! Todos, sem exceção, mencionaram a mesma data: 1º de Maio de 1945!

    E, em nenhum outro veículo impresso, me deparei com outra data (seja o dia, o mês e o/ou ano) diferente dessa encontrada!

    Espero ter esclarecido essa questão!

    Abs.

    Espero ter esclarecido essa questão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *