Esmeralda Futebol Clube: Fundado em 1913 foi o 1º time de São João de Meriti (RJ)

O Esmeralda Futebol Clube foi a 1ª agremiação esportiva da cidade de São João de Meriti, situado na Baixada Fluminense do Estado do Rio de Janeiro. O mais antigo time de futebol de São João de Meriti foi o “Grêmio Periquito da Vila Meriti” foi Fundado na Quarta-Feira, do dia 12 de Março de 1913, pelo Sr. Valério Villas-Boas como Esmeralda Football Club. Outros fundadores foram Romeu Theodoro dos Santos, Isaias Pereira, Salim Razuk, Rubens Cortez, José Custodio de Moraes e Antonio Machado Coelho. As suas cores eram o verde e branco.

A 1ª Diretoria ficou constituída da seguinte maneira:

Presidente – Alípio Novaes Pinheiro;

Vice-Presidente – José Antonio de Carvalho;

Tesoureiro – Manuel Francisco da Rosa;

1º Secretário – Francisco Silva;

2º Secretário – Romeu Honório dos Santos;

1º Capitão – Dagoberto Pereira;

2º Capitão – Edgar Passos;

3º Capitão – Antonio Souza Lima.

A sua Sede e a Praça de Esportes Vila Meriti ficavam localizados na Rua da Matriz, nº 507, na Vila Meriti (atual Distrito de Coelho da Rocha), em São João de Meriti.  O seu campo ficava no quarteirão formado pelas ruas D. Lara, Antonio Telles e linha Rio D’Ouro. Desalojado daí foi para a Vila Esmeralda, na atual Valério Vilas Boas (antiga Azuil) de onde saiu para o campo que ficava à margem da Linha Auxiliar, de fronte a estação nova, da E.F.C.B.

Nos anos 30, o Periquito da Vila Meriti sofreu algumas dificuldades e quase precisou ser reorganizado em 1933. Refeito do golpe, o clube criou, além da equipe adulta, as categorias de base: equipes Infantil e Juvenil.

A partir de 1932, quando a Liga de Desportos de Nova Iguaçu foi fundada, o Esmeralda passoua disputar algumas edições. Na década de 40, o clube sofreu um colapso em sua vida social e desportiva, retornado as atividades no início de agosto de 1944 quando a agremiação foi reorganizada.

Além do futebol, o Esmeralda oferecia outras modalidades aos seus associados: Tênis de Mesa, Damas, Dominós, Xadrez, Torneio de Sueca, entre outros. O clube também era efervescente com eventos como bailes de carnaval e shows.

 

Esmeralda disputou a sua última participação no Iguaçuano de 1947

Em 21 de Agosto de 1947, foi marcado pela emancipação de São João de Meriti, que passou aos status de Município. Três meses e três dias depois (21/11/47), foi criado a Liga de Desportos de São João de Meriti (LDSJM).

Com isso, o Esmeralda Futebol Clube disputou a sua última edição do Campeonato da Série do Segundo Distrito (São João de Meriti) de Nova Iguaçu de 1947. Sete clubes participaram da 1ª Divisão:

Brasil Novo Futebol Clube;

Coqueiros Futebol Clube;

Esmeralda Futebol Clube;

Esporte Clube Olarias;

Fazenda Futebol Clube;

São João Futebol Clube;

São Pedro Futebol Clube.

 

A antiga Sede, na Rua da Matriz, atualmente é uma Igreja

Clube participa do 1º Campeonato Meritiense de 1948

Em 1948, o Esmeralda passou a disputar o Campeonato Citadino de São João de Meriti. Além disso, se filiou a FFD (Federação Fluminense de Desportos). No Campeonato Meritiense de 1948, organizado pela Liga Desportiva de São João de Meriti (LDSJM), contou com a participação de 10 clubes:

Brasil Novo Futebol Clube;

Coqueiros Futebol Clube;

Esmeralda Futebol Clube;

Esporte Clube Olarias;

Fazenda Futebol Clube;

Infernal Futebol Clube;

Marca Apito Futebol Clube;

São João Futebol Clube;

São Pedro Futebol Clube.

Filhos de Tomazinho Futebol Clube.

 

Em 1949, chegou a ser vice-líder do Campeonato Meritiense. No ano seguinte, o Campeonato Citadino de 1950, organizado pela Liga Desportiva de São João de Meriti (LDSJM), teve um recorde e contou com a participação de 13 equipes:

Beija-Flor Futebol Clube;

Brasil Novo Futebol Clube;

Coqueiros Futebol Clube;

Éden Futebol Clube;

Esmeralda Futebol Clube;

Esporte Clube Coelho da Rocha;

Esporte Clube Olarias;

Fazenda Futebol Clube;

Ipiranga Futebol Clube;

Marca Apito Futebol Clube;

São João Futebol Clube;

São Pedro Futebol Clube;

Tomazinho Futebol Clube.

Campeão do Torneio Início Meritiense de 1956

Após 43 anos de bons serviços prestados e com o status de ser o mais antigo time de futebol de São João de Meriti, o Esmeralda Futebol Clube teve o seu reconhecimento.

No projeto nº 636 de 1951 foi considerado de utilidade pública pela Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, pelo Sr. Orderner Veloso. Em 1955, ficou em 2º lugar (perdendo a final para o Éden Futebol Clube) e no ano seguinte (1956) se sagrou Campeão, ambos no Torneio Início, promovido pela Liga Meritiense.

 

Time de 1945: Agripino; Salvador e Davino; Vadico, Coruja e Hélio I; Orlando, Darci, Biruca, Jeca e Esteves (Aloísio).

Time de 1949: Chico; Durval e Renato; Osvaldo, Ajar e Murço; Otavio, Harlei, Haroldo, Tenda e Milton.

FONTES: A Luta Democrática – Jornal do Commercio – A Manhã – Jornal dos Sports – Diário de Notícias – Diário da Noite – O Jornal – Jornal do Commercio – Semanário Illustrado – Litteratura, Critica e Humorismo (RJ) – 1913 – Google Maps – Memória Histórica de São João de Meriti, de Arlindo de Medeiros (1958)    

FOTO, de 1931: Meriti Online – Acervo Charbel Chedier – Kct 

Um comentário em “Esmeralda Futebol Clube: Fundado em 1913 foi o 1º time de São João de Meriti (RJ)

  1. Maximino Matos

    Sou meritiense nascido em 51. Não conheci o Esmeralda mas ouvia várias histórias e que o campo era na rua Alfredo Peri onde por muitos anos funcionou um parque. Conheci o Tiago, contam que teria sido um dos melhores zagueiros do Esmeralda. Na escalação de 1945, consta Coruja, provavelmente trata se do pai do Nei Conceição, craque do Botafogo, meritiense, além de meu amigo. À confirmar se é o mesmo Coruja que penso ser. Bela matéria. Parabéns.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *