Associação Desportivo Cabense – Cabo de Santo Agostinho (PE)

História do Azulão Cabense

A querida equipe foi fundada pela primeira vez no dia 06 de Junho de 1952, com o nome de Destilaria Esporte Clube, o mesmo nome do bairro localizado na região central da cidade de Cabo de Santo Agostinho. Mas entre sucessos e insucessos, problemas para manter a equipe e outros pormenores mais, voltou a ser refundada no dia 26 de novembro de 1995, agora já com o nome atual de Desportivo Cabense.

Ao que parece o nome deu muito sorte, pois logo no ano seguinte, em 1996, o azulão disputou pela primeira vez na sua história, a primeira divisão estadual. Entretanto, logo foi para a segunda divisão e começou sua história de idas e vindas entre a primeira e segunda divisão do campeonato de futebol pernambucano. Mas a torcida da equipe, foi crescendo e novos adeptos foram sendo cultivados, principalmente na região da cidade, pessoas que se identificavam com a luta do time e passaram a seguir fielmente seus passos.

Conheça o time pernambucano Azulão Cabense.

Conhecidos como Azurra, a torcida do Azulão Cabense sempre se faz presente, comumente lotando o estádio Gileno de Carli, local onde o time manda seus jogos na cidade. Entretanto, um jogo que realmente lota totalmente a capacidade do estádio e praticamente para o pequeno distrito, é o clássico Ca-Fé. O maior rival local da Cabense, é o Ferroviário Esporte Clube do Cabo. Em dia de jogo entre os dois, a rivalidade na cidade cresce e a diversão é garantida para todos.

Glórias do Azulão Cabense

Apesar das dificuldades, o Cabense já teve também seus dias de glórias e conquistas. Seus maiores títulos, na verdade são dois vice-campeonatos. O Azulão foi vice-campeão da segunda divisão do campeonato estadual nos anos de 2006 e 2008, anos que também deram a oportunidade do acesso à primeira divisão e relembrados como um período maravilhoso na história do clube.

Além dessas conquistas no profissional, na categoria de base, a equipe sub-17 do clube foi campeã da Taça Pernambuco em 2015, sendo essas um dos maiores feitos desse modesto, porém amado clube de futebol.

 

FONTE: Site do Clube

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Curiosidades, Escudos, História do Futebol, Pernambuco em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *