Um Clássico Centenário no Sertão de Pernambuco: Centro Limoeirense versus Colombo Sport Club

De um lado: o Colombo Sport Club, Fundado em 12 de Outubro de 1918, por um grupo de pessoas da cidade de Limoeiro dissidente do clube Centro Limoeirense. A Sede localizada na Travessa Dr. Severino Pinheiro, nº 36, no Centro de Limoeiro (PE).

Do outro lado: O Centro Limoeirense de Futebol, Fundado em 15 de Setembro de 1913. A Sede fica na Rua Vigário Joaquim Pinto, nº 739, no Centro de Limoeiro.

Com o status de clube mais antigo do interior pernambucano, fundado em 1913, o Centro Limoeirense se confunde com a história da própria cidade de Limoeiro. Lá, vive uma rivalidade histórica com o Colombo Sport Club, hoje adormecida, devido à inatividade futebolística do adversário há quase três décadas.

Ainda assim, resquícios da rivalidade seguem enraizadas na cidade. Ao completar um século de história em plena atividade, o alvirrubro Limoeirense, o time das massas, tenta se reinventar, ainda sob o olhar do velho rival alvinegro, criado em 1918 e apoiado pelas elites no passado.

A disputa chega a tal ponto que alguns torcedores sequer passam na calçada do clube vizinho. O contexto mantém acesa veia futebolística no município. O dia 15 de setembro de 2013 marca o centenário do futebol pernambucano fora do Recife. Dentro de cinco anos, o centenário do primeiro clássico fora da capital.

Abaixo, o documentário sobre os 100 anos do Centro, numa produção de Brenno Costa e João de Andrade Neto, do Diário de Pernambuco.

Link: https://www.youtube.com/watch?v=vgsJEeXPRlQ&t=9s


FONTES: Brenno Costa – João de Andrade Neto – Cassio Zirpoli, do Blog Diário de Pernambuco – Diário de Pernambuco – YouTube

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Curiosidades, Escudos, Pernambuco em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *