De um lado: o Colombo Sport Club, Fundado em 12 de Outubro de 1918, por um grupo de pessoas da cidade de Limoeiro dissidente do clube Centro Limoeirense. A Sede localizada na Travessa Dr. Severino Pinheiro, nº 36, no Centro de Limoeiro (PE).
Do outro lado: O Centro Limoeirense de Futebol, Fundado em 15 de Setembro de 1913. A Sede fica na Rua Vigário Joaquim Pinto, nº 739, no Centro de Limoeiro.
Com o status de clube mais antigo do interior pernambucano, fundado em 1913, o Centro Limoeirense se confunde com a história da própria cidade de Limoeiro. Lá, vive uma rivalidade histórica com o Colombo Sport Club, hoje adormecida, devido à inatividade futebolística do adversário há quase três décadas.
Ainda assim, resquícios da rivalidade seguem enraizadas na cidade. Ao completar um século de história em plena atividade, o alvirrubro Limoeirense, o time das massas, tenta se reinventar, ainda sob o olhar do velho rival alvinegro, criado em 1918 e apoiado pelas elites no passado.
A disputa chega a tal ponto que alguns torcedores sequer passam na calçada do clube vizinho. O contexto mantém acesa veia futebolística no município. O dia 15 de setembro de 2013 marca o centenário do futebol pernambucano fora do Recife. Dentro de cinco anos, o centenário do primeiro clássico fora da capital.
Abaixo, o documentário sobre os 100 anos do Centro, numa produção de Brenno Costa e João de Andrade Neto, do Diário de Pernambuco.
Link: https://www.youtube.com/watch?v=vgsJEeXPRlQ&t=9s
FONTES: Brenno Costa – João de Andrade Neto – Cassio Zirpoli, do Blog Diário de Pernambuco – Diário de Pernambuco – YouTube