O Ferroviário Esporte Clube do Cabo (conhecido como Ferroviário do Cabo, de monogramo FECC) é uma agremiação brasileira de futebol sediada no bairro do Centro, cidade do Cabo de Santo Agostinho, estado de Pernambuco.
O Trinca-ferro foi Fundado no dia 18 de dezembro de 1961, e dedicou-se a alguns campeonatos amadores, até se profissionalizar, definitivamente, poucos anos depois.
A sua Sede está situado na Rua Armando Jorge Sales, nº 86 no Centro de Cabo de Santo Agostinho. Sua maior conquista é o Campeonato Pernambucano de Futebol da 3ª Divisão de 2000, além de um vice-campeonato da mesma competição em 1999. O Ferrim tem como cores o verde, branco e grená e manda seus jogos no Estádio Gileno de Carli.
Clássico “Ca-Fé”
Seu grande rival é a Associação Desportiva Cabense, com quem faz o conhecido Clássico Ca-Fé, duelo do Trinca-ferro contra o Azulão. Ao todo, foram realizados 12 jogos. Com Oito vitórias da Cabense; uma vitória do Ferroviário do Cabo e Três empates; com 26 gols a favor da Cabense, contra nove do Ferrim.
Apesar de nunca ter alcançado a elite do futebol pernambucano – esteve perto de quebrar a escrita por três vezes, sendo a última em 2009 -, ficou conhecido após ter no comando técnico, Cláudio Adão, um dos principais jogadores do Brasil nas décadas de 1970 e 1980.
O Ferroviário tem como mascote o pássaro trinca-ferro, que surgiu após um Clássico Ca-Fé, válido pelo Campeonato Pernambucano da Série A2 de 2012 e vencido pela Cabense por 4 x 0, onde um torcedor ferroviarino, sentindo-se furioso pela derrota, tentava, sem sucesso, quebrar um dos corrimões de ferro da arquibancada do Estádio Gileno de Carli sendo, pouco depois, contido pela segurança do estádio.
Após este caso curioso, a torcida do Ferroviário, por perceber que o grito lembrava o nome do pássaro e que o clube não tinha mascote, adotou o animal como símbolo.
FONTES: Wikipédia – Site do clube