Esporte Clube Paulista – Santa Bárbara d’Oeste (SP)

Antes mesmo do clube registrar-se na Federação Paulista de Futebol, o Paulistinha participava dos campeonatos varzeanos de Santa Bárbara, tendo em seu comando Geraldo Matarazzo. A partir de 1956, o caçula oficial da cidade passou a ser o Esporte Clube Paulista, outro tricolor, das cores preta, vermelha e branca. O Paulista, o 5.º  time de futebol de Santa Bárbara d’Oeste, também teve autorização para utilização da praça de esportes da Rua Santa Bárbara. Portanto, naquele local aconteciam tanto os jogos do novo tricolor como os da Internacional.

Ordival Wiezel-Necão, Nivaldo Batagin e Virgínio Matarazzo eram tidos como os “donos da bola” neste clube recém-oficializado. O E.C. Paulista tem em seus registros como diretores fundadores os senhores Ordival Wiezel (1º presidente), Alceu Calori, Nivaldo Batagin, Dercy Giubbina, Virgínio Matarazzo, Orlando Mariano, Ismael Batagin, José Lando Sobrinho, Geraldo Matarazzo e Mílton de Oliveira.

O Paulista competiu como estreiante em dois triangulares no ano de 56, ocasião em que o União Barbarense e o Cillos obtiveram licença junto à Federação Paulista. Sendo assim, o Paulista enfrentou o C.A.U.S.B. e a Internacional pela “Taça Cidade” e pelo “Campeonato Citadino do Interior“.  Nas duas fotos a seguir, poderemos ver um dos times do E.C. Paulista, quando ainda era apenas da várzea barbarense, no início da década 50, e outro após o registro oficial junto à Liga Barbarense e Federação Paulista de Futebol.

 

O E.C. Paulista e uma de suas formações de 56 com Mílton de Oliveira (diretor), Toninho Cunha, Nivaldo Batagin, o goleiro João Furlan, Nei, Avelino Agnese, Waldemar Vital e Virgínio Matarazzo (diretor); agachados: os dois ponteiros são os irmãos gêmeos Femando e Orlando Sachetto, mais Wilson Garrido, Suzana (com a bola) e Amendoim.

FONTES: Livro “A Memória do Futebol Barbarense… Até os dias de Hoje”, de autoria de J.J. Bellani – Waldomiro Junho

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Curiosidades, Escudos, Fotos Históricas, História do Futebol, São Paulo em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *