Inédito!! Santa Cruz Futebol Clube – Maceió (AL): Bicampeão Alagoano em 1945 e 1948

O Santa Cruz Futebol Clube foi uma agremiação da cidade de Maceió (AL). Fundado no dia 25 de Agosto de 1931, no bairro do Prado, por militares (oficiais e praças) do 20º Batalhão de Caçadores do Exército. Sargento Geminiano Gomes foi seu 1º Presidente.

A sua Sede ficava localizada na Avenida Fernandes Lima, s/n, no Farol, em Maceió. A equipe mandava os seus jogos no Estádio Severiano Gomes Filho (propriedade: Clube de Regatas Brasil – CRB), com Capacidade para 6 mil pessoas. No Campeonato Alagoano da 1ª Divisão, o Santa Cruz conquistou o Bicampeonato em 1945 e 1948. Após chegar ao ápice, no ano seguinte (1949) acabou sendo extinto.

Santa Cruz - campeão Alagoano de 1948

FONTE: Pesquisador do futebol pernambucano, Luciano da Silva

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Alagoas, Carências, Curiosidades, Escudos, Fotos Históricas, História do Futebol em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

3 pensou em “Inédito!! Santa Cruz Futebol Clube – Maceió (AL): Bicampeão Alagoano em 1945 e 1948

  1. Sergio Mello Autor do post

    Obrigado meu amigo Ielo!

    Sobre o Tiradentes, onde Lauthenay Perdigão iniciou a carreira, foi um clube que tinha categorias de base e o time principal realizava amistosos com equipes profissionais, e, em alguns momentos conquistando grandes resultados!

    Os demais pontos, precisam ser ligados. A falta de jornais de época para pesquisar nos limita drasticamente. As descobertas, neste momento, depende dos pesquisadores da terrinha!
    Espero que possamos encontrar mais novidades!

    Abração!

  2. Antonio Mario Ielo

    Em tempo: Por alguma razão não consigo corrigir meus comentários já muito tempo.

    Assim, corrigindo:

    Temos o Duque de Caxias Sport Clube participando em 1933, ficando na ultima (6ª Colocação), que muda de nome….

    Abs.

  3. Antonio Mario Ielo

    Sergio e Luciano da Silva,

    Parabéns por mais um escudo inédito, este da lista de campeões alagoano, que aumenta a importância.

    Temos então,6ª colocação), que muda de nome para Associação Atlética Militar e participa de 1934, campeonato que não chegou ao fim, ficando sem seu campeão. Participa nos 2 anos posteriores de 1935 e 1936.

    Em 1937, muda novamente o nome para Santa Cruz Futebol Clube, participando de todos os campeonatos até 1945, obtendo seu 1º Titulo Estadual. Participa de 1946, e por alguma razão (ou informação errada) não participa pela 1a vez de 1947.

    Volta a participar em 1948 e novamente o campeonato alagoano. E encerra suas participações no Estadual, a não ser que tenha mudado de nome novamente nos anos posteriores.

    Se retrocedermos 6 anos antes, para 1927, temos o 1º Campeonato da Coligação Esportiva de Alagoana, considerado oficialmente o 1º campeonato alagoano (eu não), temos a participação do Tiradentes Sport Club, também tricolor (vermelho, branco e preto), que participou no ano seguinte em 1928.

    Fica a pergunta: Seria o primeiro time militar de Maceió, e antecessor do Santa Cruz SC?

    Lembrando que existiu um Tiradentes Esporte Clube, na dec de 50, que não tem registros de participação nos campeonatos estaduais, e sua origem seria de estudantes de Maceió.

    Abs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *