O Independência Football Club foi uma agremiação da cidade do Rio de Janeiro (RJ). Fundado na quinta-feira, do dia 04 de Julho de 1918, por funcionários da Cia. Light and Power, alguns deles americanos. Por isso, que a data (dia e mês) se refere o dia da independência dos Estados Unidos.
O clube teve o seu campo na Rua José do Patrocínio, nº 51, que na época pertencia ao Bairro de Vila Isabel (atualmente faz parte do Grajaú), Zona Norte do Rio. Atualmente o campo pertence a Associação Atlética Light.
Entre 31 de maio de 1921 a 31 de março de 1923, mudou de nome, passando a se chamar: Solda Autogênia Light Club. Posteriormente retornou ao nome anterior: Independência Football Club.
Em 1924, se mudou para Rua Carlos Pereira, nº 51, também no Bairro de Vila Isabel (atualmente no local há o Shopping Tijuca). Nesse mesmo ano o Independência disputou o seu único Campeonato Carioca, organizado pela Liga Metropolitana de Desportes Terrestres (LMDT).
O Independência chegou ao fim nos anos 30. O único título aconteceu em 1923 quando levou a taça de Campeão Carioca de 2° quadros da Segunda Divisão. A sua campanha em 1924 foi: 12 jogos, com duas vitórias, um empate e nove derrotas; marcando 19 gols e sofrendo 21.
FONTES: Jornal do Brasil – O Paiz – O Imparcial – Correio da Manhã – O Jornal – Gazeta de Notícias
Valeu Wanderson!!
Grande abraço!
Obrigado meu amigo Ielo!!
Forte abraço!
Só tenho a agradecer, muito obrigado mesmo!!!
Sergio, Auriel e amigos,
Com o perdão do trocadilho, agora a “luz” clareou a história do clube e sua origem de “norte-americanos” e as reais cores do Independência FC, carioca de Vila Isabel (agora Grajaú), que já se chamou Solda Autogênia Light Club, e seu campo ainda existe, pertencendo ao sucessora Associação Atlética Light. E mais, que sua ultima sede virou o famoso Shopping Tijuca. Sensacional !!!!
Parabéns pelo artigo e trabalho de pesquisa, fundamental a história oficial da atual Federação de Futebol do Rio de Janeiro e suas antecessoras e a todos os livros sobre a história dos campeonatos cariocas.
Abs.