Santo Antônio Esporte Clube – Santo Antônio do Leverger (MT): Cinco edições na Elite Matogrossense

O Santo Antônio Esporte Clube é uma agremiação da cidade de Santo Antônio do Leverger (MT). Localizado a apenas 27 km da capital Cuiabá, o município conta com uma população de 18.186 habitantes, sendo o Censo do IBGE/2016. O clube Alvirrubro Santoantoniense ou SAEC foi Fundado em 1932. Após longo tempo desativado, o Santo Antônio retornou as atividades esportivas no sábado, dia 05 de outubro de 2013.

O Santo Antônio Esporte Clube disputou o Campeonato Matogrossense da 1ª Divisão, entre 1955, 1956, 1957, 1958 e 1959. O SAEC disputou o Campeonato Matogrossense da 1ª Divisão de 1955, terminando na 6ª e última colocação com apenas dois pontos. Foram 10 jogos com uma vitória e nove derrotas; marcando 21 gols e sofrendo 44, com saldo negativo de 23. A única vitória aconteceu no domingo, do dia 24 de julho de 1955, quando bateu o Americano Esporte Clube pelo placar de 5 a 3.

O mais antigo clube esportivo de futebol Santo Antônio do Leverger ganhou uma sobrevida graças a dois irmãos e conceituados empresários na cidade, Valdirzinho Castro Filho (Posto Santo Antônio) e João Batista de Carvalho – JB (Nosso Lar Material de Construção), assumiram a missão de reativar aquele que já foi considerado a melhor e mais famosa equipe futebolística da Baixada Cuiabana nos seus áureos tempos.

Os novos diretores e patrocinadores foram buscar no mercado esportivo de Cuiabá uma das marcas mais famosas do mundo, a Umbro que veste as principais equipes do planeta e tem sua sede no país da Inglaterra. 


FONTE & FOTOS: LevergerNews
Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, 25. Wanderson Pereira, Carências, Curiosidades, Escudos, História do Futebol, Mato Grosso em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

4 pensou em “Santo Antônio Esporte Clube – Santo Antônio do Leverger (MT): Cinco edições na Elite Matogrossense

  1. Sergio Mello Autor do post

    Meu amigo Ielo,

    Com certeza, afunilar as informações ajudam a fecharmos todas as pontas!

    Quiçá possamos preencher todas as lacunas do futebol mato-grossense!

    Abração!

  2. Antonio Mario Ielo

    Sergio, Wanderson e amigos,

    Muito bom artigo, considerando que o Santo Antonio EC, foi o primeiro de outro município a participar do Campeonato Cuiabano, considerado Campeonato Estadual do Matto Grosso, organizado pela FMD.

    A titulo de complementação das participações do Sto Antonio EC:

    1955 – 6º colocado
    1956 –
    1957 –
    1958 – 9º colocado (penultimo), ano da 1ª participação do 2º clube fora de Cuiabá, o CE Operário Varzeagrandense de Varzea Gde (6º colocado).
    1959 – 10º colocado (ultimo), ultima participação do Sto Antonio.

    A busca agora, seria encontrar o uniforme e escudo da época de sua participação.

    Abs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *