Sociedade Esportiva São Borja – São Borja (RS): 11 edições da Elite Gaúcha

A Sociedade Esportiva São Borja é uma agremiação da cidade de São Borja (RS). O clube surgiu da fusão entre Sport Club Internacional e Sport Club Cruzeiro, dois times tradicionais que rivalizavam na cidade de São Borja e que passavam por dificuldades financeiras. Assim, no dia 14 de janeiro de 1977 era fundado a S.E. São Borja, que adotou as cores vermelha do Internacional e azul do Cruzeiro, e o branco, utilizado pelos dois clubes.

Até a alcunha seguiu o mesmo processo: Bugre (apelido do Cruzeiro) Missioneiro (do Inter). A fusão pretendia unir a população para apoiar e fortalecer o futebol de São Borja, e passou a utilizar o Estádio Vicente Goulart, o ‘Vicentão’, com capacidade para 8 mil pessoas, localizado entre os bairros São João Batista (antigo Saravá) e bairro Florêncio Guimarães (antigo bairro Cemitério).

Já no seu primeiro ano o São Borja disputou o Campeonato Gaúcho da Primeira Divisão de 1977, mantendo-se nela ininterruptamente por 11 anos (1977 a 1987), chegando à fase final da competição em três oportunidades:

1980: 6º lugar;

1981: 7º lugar;

1983: 8º lugar.

No Campeonato Brasileiro da Série C de 1981, o São Borja chegou à 3ª fase da competição, terminando a competição em 5º lugar. No Campeonato Gaúcho de 1987 o time ficou em 14º (último lugar) e foi rebaixado para a Segundona pela primeira vez.

Em 1997, o São Borja retornou à Primeira Divisão disputando a Série B (Divisão de Acesso), na época em que a Primeira Divisão era dividida em duas séries. A equipe entrou numa das vagas deixadas por Aimoré e Atlético de Carazinho – que haviam se licenciado. Mas o São Borja tornou a ficar em último lugar (14º na Série B) e foi rebaixado.

Após esse campeonato o clube licenciou-se do futebol profissional durante 15 anos, retornando em 2012 e disputando a Segunda Divisão, na qual terminou em 11º lugar. Em 2016, o São Borja retomaria o futebol profissional para disputar a Segunda Divisão, mas acabou desistindo. A promessa é retornar em 2017.

Títulos

Seletiva do Campeonato Brasileiro Série C: 1981.

Torneio Incentivo: 1982

Copa ACEG (Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos): 1985.

Estádio Vicente Goulart, o 'Vicentão', com capacidade para 8 mil pessoas

FONTES: Wikipédia – Página no Facebook, da Sociedade Esportiva São Borja o Bugre das Missões.

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Curiosidades, Escudos, Fotos Históricas, História do Futebol, Rio Grande do Sul em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Um comentário em “Sociedade Esportiva São Borja – São Borja (RS): 11 edições da Elite Gaúcha

  1. Marlene Maria de Almeida

    Pelo pouco que lembro, cheguei a ver alguns dos jogos do Bugre no Independente , campo localizado no bairro do passo. Era muito bom o time. Tinha melhor desempenho que os competidores com ele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *