Associação Esportiva Evangélica – Paraúna (GO)

A Associação Esportiva Evangélica, mais conhecida simplesmente como Evangélica ou ASEEV, é uma agremiação da cidade de Paraúna (GO). A SEEV manda os seus jogos no Estádio José Pereira de Souza. Atualmente, o clube disputa a Terceira Divisão do Campeonato Goiano.

A equipe Alvianil foi Fundada no dia 18 de Agosto de 1981, por  um grupo de médicos, que costumava se reunir nos raros horários livres para jogar futebol, do Hospital Evangélico.

Nas quadras de futsal da capital, o hobby dos já tradicionais jogos do Evangélico não mais condizia com o tamanho dessa paixão mútua. Então, o principal aficionado Dr. Alvaro Soares de Melo idealizou uma associação a qual representasse melhor o quão grande era o seu amor pelo esporte, culminando na fundação, em 1981, em Goiânia, a Associação Esportiva Evangélica, que é carinhosamente conhecida também como ASEEV.

Registrada oficialmente em cartório no ano de 1983, a ASEEV disputou campeonatos e torneios de futsal. Dona de uma longa hegemonia nas quadras entre os anos de 1982 a 2001, a ASEEV teve inclusive a honra de fornecer atletas para Seleção Brasileira de Futsal.

A grandiosidade de ASEEV não se limitou apenas às quadras de futsal. Em 2003, o ex-atleta com passagens na seleção brasileira de futebol de campo e atual dirigente, Clovis Santos Borges, assumiu o controle da ASEEV e iniciou os trabalhos nos gramados com equipes de categorias de base sub-18 e sub-20 em Goiânia, que disputam campeonatos até hoje.

Com o crescimento do futebol de campo da ASEEV, Clovis Borges percebeu que Goiânia não correspondera mais a um projeto tão ambicioso quanto o da Associação e iniciou o passo mais audacioso da história da ASEEV que foi a procura de uma nova casa para os seus ideais.

Ao conhecer a belíssima cidade de Paraúna, a procura logo se findou. Após a visita, Clovis Borges sentiu no povo carinhoso e hospitaleiro da cidade um imenso ímpeto por crescimento e evolução, características compatíveis com o que motiva a existência da ASEEV. Paraúna recebeu de coração e braços abertos o projeto de Clovis Borges, e, desde o ano de 2010, ASEEV e Paraúna se tornaram um só, com objetivos em comum.

Um ano depois (2011), ocorreu a profissionalização da ASEEV, que abriu espaço para a participação do seu time de futebol de campo na série A3 do Campeonato Estadual de Goiás.

Já na sua primeira participação da 3ª Divisão do estadual, com toda a maravilhosa recepção da cidade de Paraúna, a ASEEV terminou o campeonato em 3ª colocada, com a torcida se enchendo de orgulho e esperança.

Outra importante conquista da ASEEV para a cidade de Paraúna foi a abertura de sua escolinha de futebol de campo para crianças com a idade superior a 5 anos em 2013. A escolinha consolidou a visão sobre questões sociais que sempre fizera parte da ideologia da ASEEV como uma instituição que preza por um lado mais humano do esporte.

 

FONTES: Site do clube – Wikipédia – Ismael Carlos

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Curiosidades, Escudos, Goiás, História do Futebol em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *