Santo Antônio Esporte Clube – Teófilo Otoni (MG): Planeja retornar a Segundona Mineira em 2017

O Santo Antônio Esporte Clube é uma agremiação da cidade de Teófilo Otoni (MG). A sua Sede fica na Rua Minervino de Castro Pinto, nº 49 / Sala, no Centro de Teófilo Otoni. O Santusca foi Fundado no dia 19 de Julho de 1959, e mandava os seus jogos no Estádio Nassari Mattar. Na esfera profissional, o Santo Antônio E.C.  disputou o Campeonato Mineiro da 2ª Divisão em sete oportunidades: 1985, 1986, 1987, 1988, 1989, 1990 e 1994.

 

CLUBE DESEJA RETORNAR A SEGUNDONA MINEIRA-2017

Segundo a reportagem do Jornal Diário de Teófilo Otoni o Santo Antônio Esporte Clube luta para voltar à ativa. O sonho do time é disputar,  já no ano que vem, a 2ª Divisão do Campeonato Mineiro.

O Santo Antônio Esporte Clube está para reabrir as portas na cidade. Um grupo de apaixonados pelo futebol bretão estão em avançado processo para o retorno do clube, com estatuto, diretoria e sede provisória. Esta funciona numa sala no segundo piso do Mercado Municipal, cedida pelo supervisor do mercado, o ex-jogador ‘santusca’ (nome dado à torcida aos atletas do Santo Antônio), Arthur Guedes, que nos tempos áureos atuava como quarto zagueiro do time.

Aliás, esta sala é a mesma onde o clube manteve sua sede por décadas a fio. A reportagem conseguiu, com exclusividade e em primeira mão, imagens do livro de ata de fundação do Santo Antônio, datado de 19/07/1959.

A entrevista aconteceu com o atual treinador da equipe, Otávio Filho, 59 anos de idade. “Pelos registros o Santo Antônio foi desativado no final da década de 1990, quando deixou de participar de importantes campeonatos locais”, contou o novo professor.

À época, o time fechou as portas devido à falta de incentivo e outros caminhos tomados (na vida) pelos seus então integrantes. Entre as páginas históricas do Santusca, está a disputa da Primeira Divisão do Campeonato Mineiro, na década de 1980, e vários clássicos aguerridos contra o Concórdia, e, principalmente contra o América, principal adversário destes. “Até que o Santusca e o Concórdia se davam bem, mas quando entrávamos em campo contra o América até faísca saia”, conta bem humorado o técnico Otávio.

Segundo ele, o time ainda consta nos cadastros da Federação Mineira de Futebol. E, a maior ambição atual é participar da 2ª Divisão do Campeonato Mineiro, que dá acesso ao Módulo II do torneio (ao qual, neste ano de 2016, o América foi vice-campeão, obtendo o acesso à elite do estadual).

Dificuldades iniciais

Ainda sem campo fixo, a atual diretoria, composta por Renilton Ferraz como presidente, Carlos Alberto Lares (o Carlão da Rádio), como vice-presidente, busca parcerias com prefeituras locais para conseguir um campo de treinamento.

Conversei com o prefeito e o secretário municipal de Esportes de Poté, para que eles possam viabilizar o Estádio Municipal para mandarmos nossos jogos e realizarmos os treinos. Ficaram de nos ajudar. Também entrei em contato com os responsáveis pelo Estádio Municipal de Itambacuri, que nos garantiram a liberação do campo para nossas necessidades. Já em T. Otoni, estamos conversando com a direção do Concórdia, que garantiram a liberação do campo para jogarmos quando não tiver atividades do Concórdia”, explicou Otávio Filho. Para ele, o ideal é que o time tenha seu próprio estádio, para melhor possibilitar a construção de uma identidade própria, e facilitar a vida dos atletas nos treinamentos, jogos e disputa de torneios. “Claro que uma casa faz falta, mas acredito que vamos consegui-la com o tempo”, refletiu otimista o técnico Otávio.

Otávio Filho atua no futebol desde 1977, quando jogou no Santa Cruz de Pernambuco. Ele tem outras passagens por grandes equipes do futebol nordestino, como o CSA (1979) e o CRB (1981), e o Sergipe (1983), ambos de Aracajú, a capital sergipana. Parou de jogar em 1986, quando foi para São Paulo. Na capital paulista se formou técnico profissional de futebol pela Federação Paulista de Futebol (FPF), no ano de 2004. Entre os seus professores na escola futebolística estão nomes de peso do esporte nacional, Tite, René Simões, Mário Travaglini, Paulo Calçada (comentarista da ESPN Brasil) dentre outros.

Como treinador comandou o Nova Iguaçú (2006), o Mesquita (2010) e as categorias de base (sub-17 e sub-15) do América do Rio, tradicional clube do futebol brasileiro. Sua última experiência como técnico foi no São Bento, de São Paulo, em 2014. Em 2015 retornou para Teófilo Otoni para cuidar de questões particulares da esposa, teófilo-otonense de nascimento.

Nascido em Maceió, onde aos 3 meses partiu para Nova Iguaçú, sendo carioca de coração, Otávio quer levar o Santo Antônio ao topo do futebol mineiro.

Temos alguns jogadores em processo de fechamento de contrato. São atletas de Teófilo Otoni, muitos dos quais não foram aproveitados pelo América, tanto na base quanto no profissional, além de outros que estamos em processo de negociação. O início será mais pé no chão, com o tempo, mostrando serviço e resultados, esperamos maior participação da sociedade local nesse projeto, que não é nosso, é de todos nós”, finalizou Otávio Filho.

 

 PS: Nesta reportagem, menciona que o Santusca disputou o Campeonato Mineiro da 1ª Divisão na década de 80. Nos registros, consta somente cinco participações na Segunda Divisão Mineira nos anos 80: 1985, 1986, 1987, 1988 e1989.

 

 FONTES: Rsssf Brasil – Manula  – Jornal Diário de Teófilo Otoni 

 

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, 15. Vítor Dias, Carências, Curiosidades, Escudos, História do Futebol, Minas Gerais em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

3 pensou em “Santo Antônio Esporte Clube – Teófilo Otoni (MG): Planeja retornar a Segundona Mineira em 2017

  1. Sérgio Mello Autor do post

    Bacana Daildo!
    Caso tenha fotos, seria importante para agregar na postagem a fim de enriquecer ainda mais a história do Santo Antônio E.C.
    Forte abraço!

  2. Daildo Magalhães

    Fui em jogos do santo Antônio nos anos 80 , vi jogar Gilmar, Chiquinho, Erenilto Aurimar Edmilson Fabinho e outros. Santusca tempos bons !!!

  3. RUI EDSON

    Na esfera profissional, o Santo Antônio E.C. disputou o Campeonato Mineiro da 2ª Divisão em sete oportunidades: 1985, 1986, 1987, 1988, 1989, 1990 e 1994.

    Cumpre destacar que, em 2014, em uma reunião com o Sr Renato, antigo presidente do clube, houve a demonstração do interresse por parte de Otavio Filho, em retomar as atividades do Clube, sendo assim a concordância do Sr Renato, passando para o técnico Otavio filho as responsabilidades do clube, inclusive o livro de ata, desejando-lhe boa sorte no retorno do Clube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *