A Associação Athletica Tramway Cantareira foi uma agremiação da cidade de São Paulo (SP). O Clube Ferroviário foi Fundado no dia 24 de Março de 1930, por funcionários da Tramway da Cantareira ou Estrada de Ferro Cantareira (era uma linha urbana de trens na cidade de São Paulo), liderados por Eduardo de Souza Bittencourt, que se tornou o 1º Presidente.
A sua Sede e a Praça de Esportes ficava Rua João Theodoro, 23, ao lado da estrada de ferro tramwayana ou nos fundos da Estação do Tamanduathey (atual Bairro do Tremembé), na cidade de São Paulo. O campo de jogo do Tramway Cantareira foi inaugurado no sábado, do dia 25 de março de 1933, às 16 horas, com um amistoso entre Tramway Cantareira x Seleção da ACEA.
O estádio tinha capacidade para 600 pessoas bem acomodadas, reservado para a imprensa e demais instalações higiênicas; ótimo gramado e cercado e resistente.
O primeiro título aconteceu em 1932, quando se sagrou campeã do Torneio Início e vice-campeã do Campeonato Aceano, organizado pela A.C.E.A. (Associação Commercial de Esportes Athleticos – Sede: Rua Benjamin Constant, 44), também no mesmo ano, quando terminou com 15 pontos, dois a menos do que o campeão: Anglicus F.C. (17 pontos). Após boas temporadas, o Tramway Cantareira disputou o Campeonato Paulista da Segunda Divisão, em três oportunidades: 1938, 1939 e 1940.
Tramway de 1934: Pixoxó (José); Armando e Modesto; Garrita, Figuerôa e Tito; Franklin, Carmino (Raul), Victor, Paulo e Vicentinho (Peixe).
Tramway de 1935: Pixoxó; Gallet (Armando) e Octaviano (Modesto); Mario (Garrita), Roberto (Figueroa ou Marianinho) e Tito (Rogério); Franklin, Raul (Bangu), Victor (Muna), Paulo (Numa) e Pupo (Vicentinho).
Tramway de 1936: Santos; Ferreira e Souza; Waldemar, Faustino e Franklin; Mancini, Euzebio, Carmine, Raul e Marianno.
FONTES: Correio de São Paulo – O Malho