Tomem cuidado com a Wikipedia

Pessoal já venho falando nisso a muito tempo,muito,mais muitooo cuidado com esta “nova” fonte de invenções da internet chamada Wikipedia.Para os amigos que gostam de consulta-la claro que existem muitas informações válidas,mas pesquisadores como nosso amigo Rui Moura que contribui com o site são raridades e acha-los uma sorte imensa.Imaginem um lugar que eu simplesmente coloco o que eu acho e estou afim??
Pois bem estava eu atualizando os arquivos da Soccer Logos da segunda divisão argelina quando me deparei com informações do UMS DREAN,tudo bonitinho..etc..escudo inédito..OPS!!!Desconfiei e fucei em sites argelinos de língua árabe que são mais confiáveis,pois então descubri que o escudo do clube além de não ter nada haver ,as cores e tudo mais é diferente.Portanto abram o olho!!

ESCUDO DA WIKIPEDIA INVENTADO
[img:100px_UMS_Drean.gif,full,vazio]

ESCUDO RERAL DO CLUBE
[img:usmddrean.gif,full,vazio]

6 pensou em “Tomem cuidado com a Wikipedia

  1. Roberto Gilnei Junior

    Rui, eu contribuo regularmente para a Wikipedia, editando as informações de todos clubes brasileiros. Já editei os títulos de clubes do Acre a Roraima (falta SC, SP, SE e TO). Porém, quando chegou na vez de editar os clubes do RJ, tive problemas com certos torcedores do Botafogo que deixam a paixão clubística falar mais alto do que a imparcialidade. Quis separar os títulos oficiais dos não-oficias, como venho fazendo na página dos outros clubes, mas não me deixaram.

    Eu luto justamente para tentar fazer da Wikipedia uma fonte confiável.

  2. Rui Moura

    Amigo Edu, esse título também nunca encontrei. O Botafogo só foi campeão brasileiro uma vez em basquetebol e outra em Voleibol (masculino, em ambos os casos) – e, por sinal, foi o 1º clube carioca a consegui-lo nas duas ocasiões. Não detetei nenhum títlo sul-americano em nanhuma modalidade, excepto em futebol na Conmebol/93. Há título mundial, mas é em futebol de juniores.

    Quanto aos erros, os de malvadez nem sequer são merecedores dos nossos comentários. Os outros, são muito frequentes. Por exemplo, no nosso blog, existem dois artigos sobre o clube mais antigo do mundo. Em cada um desses artigos o clube não é o mesmo…

    Penso, aliás, que por causa dos erros, que são mais frequentes do que se pensa, é que se torna fundamental haver bibliografia nos nossos artigos. É que, assim, se quiser, vou verificar a fonte. Isso reduz o erro, tanto mais quanto nos podemos ajudar uns aos outros nessas correções.

    De resto, julgo que o blog deve ser objeto de discussão mais alargada justamente no sentido de o tornar tão credível quanto possível nas informações que relata. A qualidade define a durabilidade futura de um projeto.

    Abraços.

  3. Edu Cacella

    Sobre o Botafogo Rui ele não foi jamais campeão sulamericano de Basquete se não me engano foi de Voleibol masculino.

    Exitem dois tipos de erros,os o que ocorrem sem intenção e é inevitável e o que é maldoso ,o que procura ludibriar os pesquisadores,este é um mal da internet.Na Soccer Logos já a muitos anos temos este diferencial,sempre procuramos inserir o maximo de veracidade possivel,no blog aqui tbm temos muitas vezes correções realizadas,isso é importante mesmo..

  4. Rui Moura

    Aliás, deixem-me acrescentar que o problema não é só na wikipédia – ele é de toda a Internet. Hoje todo o mundo pode fazer um blogue e “despejar” a informação que quer. Então, vamos ter uma espécie de Interentulho. Cada vaz mais vai ser preciso tomar atenção às informações errrôneas da Internet. E isso é especialmente importante porque a Internet já é a própria vida há anos. Indispensável, mas desconfiável.

  5. Rui Moura

    Amigos, é preciso ter cuidado, sim. Embora eu considere que há páginas bastantes confiáveis, mesmo algumas essas possuem pequenos erros. As páginas/artigos são vigiadas pelos colaboradores de cada uma e por isso certas edições estão fechadas devido a atos de vandalismo – que são detetados e banidos. No entanto, há erros que permanecem, por vezes. Na página do Botafogo F. R., por exemplo, havia títulos que eu nunca consegui detetar e, por isso, desconfiei. Interagindo com os autores, eles próprios não sabiam onde haviam ido buscar. Então, alguns títulos foram retirados, mas entretanto outros “sítios” copiaram a página e estão informando mal. Mesmo atualmente há erros que persistem e são difíceis de identificar. Por exemplo, indica-se que o Botafogo foi campeão sul-americano de basquetebol em 1968. Nunca vi isso em mais lado nenhum, e já pesquisei centenas de sites esportivos. Se fosse uma informação sobre o Vasco, por desconhecimento, tomava-a como certa. por isso, as fontes devem ser sempre cruzadas com outras para garantir a fiabilidade da informação. Só considero uma informação correta se a fonte for muito confiável ou se descobrir a mesma informação noutra fonte paralela. Ou se for de cariz oficial, naturalmente. Portanto, o Edu tem razão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *