Novo Hamburgo e suas rivalidades!!!

Achei interessante e repasso ao amigos;

Em mais de nove décadas de história, o Esporte Clube Novo Hamburgo teve, basicamente, três grandes rivais – um em cada época. O primeiro deles, e provavelmente o maior, foi a Sociedade Esportiva Esperança. Durante muitos anos a rivalidade conseguiu dividir até mesmo o município.

Relatos de torcedores e dirigentes que viveram este período do futebol gaúcho remontam grandes batalhas realizadas entre alvi-verdes e alvi-azuis. O Flor-Esp, como era chamado o clássico Floriano x Esperança, mobilizava a cidade em suas tardes de domingo ou qualquer outro dia que ocorresse. Toda partida se tornava uma decisão, capaz de fazer os jogadores irem além de seus limites para não perderem para o adversário.

A rivalidade foi tanta que, segundo se apurou, um dos prefeitos da época, Martins Avelino Santini, em uma última tentativa de unir os hamburguenses em torno da mesma bandeira, decidiu construir a sede da prefeitura justamente na divisa dos dois maiores bairros. Quem torcia para o Esperança morava no bairro Hamburgo Velho, enquanto os torcedores do Floriano residiam próximo ao Centro.

O estádio do Esperança estava localizado na área próxima ao Colégio Pasqualini, transferindo-se, anos mais tarde, para o bairro Rondônia. Ironicamente, a atual adminis-tração municipal construiu a nova sede do Poder Executivo neste local, justamente ao lado do alvi-verde.

Bem, mas no passado a política não conseguiu alterar a ordem dos fatos, a ponto de rapazes torcedores do Floriano serem impedidos de namorarem com garotas do Esperança. Casar então, nem pensar. Ocorreram muitas desavenças durante as partidas, mas nunca foi registrado alguma capaz de ferir seriamente algum dos espectadores, como seguidamente vemos em todos os Continentes.

Infelizmente, não dispomos de dados quantitativos a respeito da história do Flor-Esp. Qualquer contribuição neste sentido será importante a fim de que possamos enriquecer esta página. Participe.

:: O Clássico do Vale :: Mas a rivalidade não se restringiu apenas ao Esperança. Novo Hamburgo emancipou-se de São Leopoldo há 73 anos, superando o município-sede em sua pujança calcada no setor coureiro-calçadista. Do outro lado do Rio dos Sinos brotou a rivalidade com o Aimoré. O Clássico do Vale, como ficou conhecido o confronto realizado entre as duas equipes da região, registrou grandes momentos nas duas cidades. No Santa Rosa ou no Cristo Rei, o adversário não encontrava facilidades e, não raro, a bola foi esquecida.

Certamente o ápice desta disputa quase pessoal ocorreu nas décadas de 60 e 70, quando os dois clubes dispunham de maiores recursos e condições de fazerem melhores grupos para a disputa de campeonatos. Com a chegada dos anos 80, porém, as duas agremiações perderam terreno e, somente agora, após muitos anos inativo, o Aimoré se prepara para, em 2001, voltar a disputar competições estaduais. A primeira deverá ser a Segundona. Daqui, fica a nossa torcida para que o clube de São Leopoldo se reerga para que possamos ver em campo a reedição destes confrontos.

Apesar da rivalidade, alguns profissionais conseguiram trabalhar, em períodos diferentes, no anilado e no clube índio. Um deles, de grande história em nosso futebol, foi o leopoldense Carlos Froner. Técnico do ECNH e do Aimoré, experimentou a emoção de dirigir as duas equipes em sua exitosa carreira futebolística. Assim como ele, outros profissionais passaram pelas duas cidades, ajudando a contribuir para a grandeza do futebol na região. Também neste caso, esperamos a colaboração para termos as estatísticas do Clássico do Vale.

:: Novo Hamburgo x 15 de Novembro :: A rivalidade com o Clube 15 de Novembro, de Campo Bom, é a mais recente na história dos confrontos envolvendo o anilado e equipes do Vale dos Sinos. Até 1994 o tricolor campo-bonense não disputava campeonatos profissionais, sempre competindo em disputas amadoras, com grande sucesso.

De lá para cá, direção e comunidade de Campo Bom se uniram em torno do 15, construindo uma das grandes forças do futebol gaúcho, apesar do pouco tempo que o time está entre os clubes de elite.

Fonte:http://www.ecnh.com.br

Um comentário em “Novo Hamburgo e suas rivalidades!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *