L.E.A. Liga Esportiva Abaetetubense – Abaetetuba (PA): Fundado em 1955

A Liga Esportiva Abaetetubense (LEA) é a entidade máxima da cidade de Abaetetuba (PA). A sua Sede fica localizada na Rua Barão do Rio Branco, nº 1.555, Altos, em Abaetetuba. Fundado no dia 15 de Maio de 1955, e teve como 1º Presidente o político Pedro Pinheiro Paes e este colocou como um dos primeiros técnicos da seleção de Abaeté o seu genro de nome Ivan.

Antes da fundação da LEA existiram muitos clubes de futebol desde os anos de 1920, sendo que muitos desses clubes desapareceram antes mesmo da fundação da Liga. E esta organizou o 1º campeonato oficial de futebol que foi ganho pelo Abaeté Futebol Clube em 1955, sendo que este clube e o Vênus Atlético Club se revezavam na conquista do campeonato da cidade.

Após a fundação da LEA desapareceram os clubes Vasco da Gama Sport Club, o Brasil e outros enquanto outros iam surgindo como o Tietê, o Palmeiras e outros, alguns dos quais já extintos. O Futebol em Abaeté Após a Criação da LEA: Após a criação da Liga de Futebol os times do Vênus e do Abaeté se revezavam na conquista dos títulos da cidade e eram esses times e o Vasco da Gama que forneciam verdadeiros craques de futebol que compunham as primeiras e gloriosas seleções de futebol de Abaetetuba.

O 1º título de futebol para Abaetetuba foi conquistado no mesmo ano de fundação da LEA em 1955 e seguiu conquistando títulos. No futebol do interior num total de 11 títulos: 1955, 1958,1961, 1962, 1967, 1969, 1973, 1976, 1982 e 1983.

Após a criação da LEA em 1955 Abaeté e Venus se revezavam na conquista de títulos da cidade. Porém o futebol começou a sofrer uma acentuada decadência e os times de Abaeté e Vênus se nivelaram aos outros e o Tietê que era um clube sem muitos recursos financeiros começou a também ganhar títulos da cidade, tendo formado alguns bons times, que infelizmente não temos ainda as formações desses times campeões do Tietê.

Nas décadas de 1960/1970 o futebol de Abaetetuba que estava bastante decadente como sofreu um revigoramento com a fundação da Sociedade Esportiva Palmeiras em 1966, tendo à sua frente o grande desportista Alcimar, sendo ajudado por Coropó, Adonai e outros idealistas do futebol de Abaetetuba e assim o Palmeiras montou um jovem time de futebol mesclado com alguns veteranos, fato que deu um revigorada no futebol praticado em Abaetetuba.

Abaeté, Vênus e Tietê continuavam a ganhar os títulos de futebol da cidade, porém o Palmeiras, que adotava o princípio da renovação nos seus quadros futebolísticos, foi se igualando a esses três tradicionais times de Abaetetuba até que em 1974 e 1975 ganhou um bicampeonato de futebol da cidade de Abaetetuba. Para Alcimar, contudo, o grande time do palmeiras foi o de 1972/1973. Vide acima.

Após a conquista de futebol de 1983 a decadência do futebol de Abaetetuba já era visível e partir daí não ganhou mais nenhum título. Não que o celeiro de craques de futebol de Abaetetuba tivesse acabado, mas pela falta de empenho das autoridades e falta de disciplina de nossos bons atletas.

Como o campeonato de futebol do Pará começou a se interiorizar, pois antes somente os clubes de Belém é que disputavam o Campeonato Paraense de Futebol, 1º foi o Vênus em 1997 e depois o Abaeté começaram a participar desse campeonato paraense.

No início o Vênus contava com alguns valores da terra em seus times e depois, tanto no Vênus como no Abaeté a predominância era de jogadores que vinham de outros times de Belém e de outros lugares para compor nos times locais. E o campeonato de futebol de Abaetetuba continuava, porém sem o Vênus e o Abaeté e com a presença de outros clubes que iam surgindo a cada ano e surgindo e desaparecendo e sem o brilho do futebol do passado de Abaetetuba.

 

FONTE & FOTO: Blog Ademir Heleno Rocha

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Curiosidades, Escudos, Fotos Históricas, História do Futebol, Pará em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *