O Departamento Desportivo da Viação Férrea (DDFV) foi uma agremiação da Cidade de Porto Alegre (RS). O ‘Ferroviário’ foi Fundado no dia 16 de Abril de 1937 por funcionários da Rede Ferroviária de Porto Alegre. O clube existiu com essa nomenclatura por três anos até 1940, quando o governo do Governo Getúlio Vargas proibiu qualquer nome de clube vinculado à instituições militares, estatais, etc.
Assim, o DDVF mudou de nome para Nacional Atlético Clube. Seu primeiro estádio foi o campo da Rua Arlindo; com a má situação financeira do Fussball Club Porto Alegre, o Nacional adquiriu o Estádio da Chácara das Camélias por 178 mil cruzeiros, em 1942.
O clube encerrou suas atividades em 1958, mesmo ano que outros clubes tradicionais da cidade (Renner e Força e Luz). Essa data – entretanto – não é confirmada pelo fato de que Angelino Reinaldo Brum, enquanto atuava pelo Nacional, ganhou o prêmio Belfort Duarte em 14 de agosto de 1969.
FONTES: Wikipédia – Diário de Notícias – Marlon Krüger Compassi
Meu pai João Inácio da Silvreira jogou por este clube pois era funcionário da Viação Férrea e também jogou no Nacional na Chacera das Camélias o que muito me orgulha.