Departamento Desportivo da Viação Férrea (DDFV) – Porto Alegre (RS): Existiu entre 1937 a 1940

O Departamento Desportivo da Viação Férrea (DDFV) foi uma agremiação da Cidade de Porto Alegre (RS). O ‘Ferroviário’ foi Fundado no dia 16 de Abril de 1937 por funcionários da Rede Ferroviária de Porto Alegre. O clube existiu com essa nomenclatura por três anos até 1940, quando o governo do Governo Getúlio Vargas proibiu qualquer nome de clube vinculado à instituições militares, estatais, etc.

Assim, o DDVF mudou de nome para Nacional Atlético Clube. Seu primeiro estádio foi o campo da Rua Arlindo; com a má situação financeira do Fussball Club Porto Alegre, o Nacional adquiriu o Estádio da Chácara das Camélias por 178 mil cruzeiros, em 1942.

O clube encerrou suas atividades em 1958, mesmo ano que outros clubes tradicionais da cidade (Renner e Força e Luz). Essa data – entretanto – não é confirmada pelo fato de que Angelino Reinaldo Brum, enquanto atuava pelo Nacional, ganhou o prêmio Belfort Duarte em 14 de agosto de 1969.

FONTES: Wikipédia – Diário de Notícias – Marlon Krüger Compassi 

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Curiosidades, Escudos, Fotos Históricas, História do Futebol, Rio Grande do Sul em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Um comentário em “Departamento Desportivo da Viação Férrea (DDFV) – Porto Alegre (RS): Existiu entre 1937 a 1940

  1. Roberto dos Santos Silveira

    Meu pai João Inácio da Silvreira jogou por este clube pois era funcionário da Viação Férrea e também jogou no Nacional na Chacera das Camélias o que muito me orgulha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *