Inédito! Club Ferro Brasileiro – Caeté (MG): Duas participações na Segundona Mineira

O Club Ferro Brasileiro foi uma agremiação do Município de Caeté, que fica a 35 km da capital de Minas Gerais. Em 1933, já com o nome de Companhia Ferro Brasileiro, a empresa foi classificada entre as cinco maiores indústrias da América do Sul na área de Fundição.

A Companhia Ferro Brasileiro construiu no entorno de seus altos-fornos, localizados nas margens da linha férrea e próximo ao entroncamento dos córregos Soberbo e Caeté, toda uma infra-estrutura para seus funcionários (muitos vindos de fora do estado), tal como, residências, comércios, clubes, cinemas, escolas, entre outros.

Transformando o antigo Mundéus no moderno bairro José Brandão, com uma população maior que da parte antiga da Cidade. Dentre tantas obras, surgiu o ‘Cadetes de Ferro’, Fundado no dia 29 de Agosto de 1935, por funcionários da Cia. Ferro Brasileiro S/A.

A sua Sede e o Estádio Gaston Maigné ficavam no Bairro José Brandão, no Ramal de Santa Barbara, da Estrada de Ferro Central do Brasil. O local contava com o campo, piscina, as quadras de Basquete (com iluminação), Vôlei e um playground para as crianças.

Estádio Gaston Maigné

O Município de Caeté (que vem do tupi: ‘Mato verdadeiro’), está situado na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Conta com uma população de 40.786 habitantes (Censo do IBGE de 2010).

Estádio Gaston Maigné

No futebol, o ‘Cadetes de Ferro’ começou a ganhar destaque na década de 40. O clube chamou a atenção da mídia em 1943, quando obteve cinco vitórias seguidas em cima do Esperança, de Itabirito; Flamengo, de Nova Lima; Atlético Mineiro, Siderúrgica, de Sabará e o América Mineiro (líder do Campeonato Mineiro naquele momento).

A grande façanha do Club Ferro Brasileiro em 1945, foi a vitória em cima do S.C. Siderúrgica (campeão Mineiro de 1937), no dia 24 de junho, pelo placar de 3 a 2. O treinador era José Sérgio, antigo companheiro de Chico Preto, na zaga Tricampeã Mineira pelo Villa Nova, de Nova Lima.

Time-base de 1943: King; Jair e Aristeu; Luizinho, Pereira (Laerte) e Sica; Tibió, Nelson, Martins (Zito), Chico e Eduardinho. Técnico: José Sérgio

 Time-base de 1945: Baiano; Jair e Jefferson; Nem, Beijo e Tão; Tibió, Nelson, Laerte, Chico e Eduardo. Técnico: José Sérgio

Apesar das boas exibições o Club Ferro Brasileiro só participou da esfera profissional nos anos 60. Ao todo esteve presente em duas edições do Campeonato Mineiro da 2ª Divisão, nos anos de 1964 e 1965.

Na sua estreia, em 1964, terminou na 4ª posição do seu Grupo: somando 14 pontos, em 13 jogos; seis vitórias, dois empates e cinco derrotas; marcando 28 gols e sofrendo 23, saldo de cinco. Acabou eliminado uma vez que apenas o campeão da chave avançava para as finais.

Sede do Clube

Em 1965, o ‘Cadetes de Ferro’ começou bem terminando na 1ª colocação da sua chave (11 pontos, em oito jogos: quatro vitórias, três empates e uma derrota; 14 gols marcados e cinco sofridos, nove de saldo).

Na segunda fase enfrentou o Bela Vista empatando o primeiro jogo (0 a 0) e vencendo os outros dois (3 a 1 e 2 a 0). Com isso, o clube chegou no Triangular Final, juntamente com o Araguaí e Formiga. Após as seis rodadas o Triangular terminou empatado. Na última rodada, bastava o Formiga vencer, em casa,mas perdeu e ficaram todos com 4 pontos.

Daí a Federação Mineira de Futebol (FMF), ‘bolou‘ um desempate sui generis. Sortearam um mata-mata, mas só tinham três times. Com isso, o Club Ferro Brasileiro foi sorteado como ‘bye‘ e foi pra final. No dia 07 de Maio de 1966, o Formiga venceu, em casa, o Araguaí por 3 a 1, no Estádio Independência, em Belo Horizonte, avançando para a final.

Na grande final, o Club Ferro Brasileiro e o Formiga se enfrentaram para saber quem estaria na Elite do Futebol Mineiro em 1966. No final, melhor para o Formiga que venceu o  Club Ferro Brasileiro por 2 a 0, conquistando o acesso. Para o Club Ferro Brasileiro restou o vice-campeonato da Segundona de 1965.

 

CLUB FERRO BRASILEIRO       0          X         2          FORMIGA

LOCAL: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)

DATA: Domingo, no dia 15 de Maio de 1966

CARÁTER: Triangular Final do Campeonato Mineiro da 2ª Divisão de 1965

RENDA: Cr$ 2.099.500,00

ÁRBITRO: Sílvio David (FMF)

AUXILIARES: Conrado Patrocínio (FMF) e  Gil Trindade (FMF)

CARTÃO VERMELHO: Wilson Canetá (Ferro Brasileiro)

FERRO BRASILEIRO: Barnabé (Dico); Valério, Wilson Canetá, Zé Américo e Furneca; Valdir e Cruzinha (Tutu); Carlinhos, Paulo, Chico e Dendeco.

FORMIGA: Josué; Adío, Bulau, Fradinho e Saúva; Nuno e Rilson; Eli, Itamar (Chinelo), Oldack e Edvar.

GOLS: Oldack aos 3 minutos e Zé Américo, contra, aos 32 minutos do 1º Tempo.

 

FONTES & FOTOS: Rsssf Brssil – Turismo Caeté – Jornal Caeté – Templos do Futebol – Revista Sport Ilustrado

5 pensou em “Inédito! Club Ferro Brasileiro – Caeté (MG): Duas participações na Segundona Mineira

  1. Sérgio Mello Autor do post

    Obrigado Ademir pelas palavras!
    Uma pena que não encontrei mais fotos para postar. Fiz uma outra postagem do clube com outro escudo que ficava na sede.
    Esse ex-jogador deve ter muitas histórias boas para contar.
    O importante é que ficou o registro desse time que fez história!
    Forte abraço

  2. Sergio Mello Autor do post

    Valeu meu amigo Cicero, obrigado!

    Esse parecia difícil, mas finalmente foi encontrado!

    Grande abraço meu amigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *