GRANDES DECISÕES DE 3º LUGAR EM COPAS DO MUNDO

Muitas vezes por não se tratar da grande final as partidas que decidem o terceiro e quarto lugares em Copas do Mundo tornam-se em partidas onde as equipes jogam sem o grande peso de uma finalissima e fazem jogos sensacionais e em muitas vezes em jogos cheios de gols. Tirando a decisão de 1978 entre Brasil e Itália que mais pareceu um final de Copa com os italianos tentando vigar-se da final de 1970 e da final do Torneio Bicentenário dos EUA em 1976 e pelo lado brasileiro a defesa da invicebilidade naquele mundial e a honra de ser o campeão moral depois da entrega peruana contra a Argentina.

1954 – AUSTRIA 3 X 1 URUGUAI

Gols: Stojaspal 16´ Holberg 22´ Cruz (contra) e Ocwirk 44.

Os uruguaios se orgulhavam de jogar duas Copas e ter vencido ambas, era o seu primeiro mundial na Europa atuais campeões mundiais desembarcaram na Suiça como um dos favoritos  passaram bem por Tchecolováquia e Escócia, desbancou a Inglaterra e caiu para a Hungria na prorrogação, um pouco desmotivado por ter perdido a sua primeira partida em Copas entraram em campo contra uma Austria ferida pela goleada de 6 a 1 contra a Alemanha, em campo a Austria se saiu melhor num jogo que segunda a crônica austriaca foi uma das maiores apresentações da equipe desde do Wonderteam.

1958 – ALEMANHA 3 X 6 FRANÇA

Gols: Fontaine 14´ Cieslarczyk 17´Kopa 26´Fontaine 36´Douis 47´

Rahn 51´Fontaine 78´Schaffer 84´e Fontaine 90.

Eliminadas por Brasil e Suécia, franceses e alemães fizeram um partida digna de uma final e que serviu para Fontaine se consagrar como o artilheiro maximo em um mundial record distante de ser batido 13 gols em uma só Copa.

1966 – PORTUGAL 2 X 1 URSS

Gols: Eusébio 12´Malofeiev 43 e Torres 44.

Jogaço em Wembley Portugal de Eusébio querendo manter a artilharia e Yashin superando o bom ataque lusitano, jogo cheio de alternativas pela bom futebol das duas equipes no final Torres venceu Yashin num belo chute e deu a Portugal o 3º lugar em seu primeiro Mundial.

1978 – BRASIL 2 X 1 ITÁLIA

Gols: Causio 36´Nelinho 9´e Dirceu 17.

Para muito esse é o maior jogo de decisão de terceiro lugar em Copas, ambos chegaram a Copa como favoritos, poderiam ter se encontrado na segunda fase,  caso o Brasil ficasse em primeiro em seu grupo na primeira fase, o Brasil ficou de fora pela saldo de gols e a Itália sofreu um virada da Holanda, foi jogo prá pirão com se diz na giria, eletrizante de lado a lado no final o Brasil com dois golaços, o de Nelinho então antologico e o finado Dirceu que era mestre nos chutes de fora da area.

1982 – FRANÇA 2 X  3 POLÔNIA

Gols: Girard 13´Szarmach 40´Majewski 44´Kupcewicz 1 ´Couriol 27.

Abalada pela eliminação nos penaltis para os Alemães, os franceses entraram em campo com o time reserva. A Polônia que tambpem fez um belo mundial jogou com se fosse a final e com uma atuação explendida do seu goleiro garantiu mais um terceiro lugar no seu curriculo.

1986 – BÉLGICA 2 X 4 FRANÇA

Gols: Ceulemans 11´ Ferreri 27´ Claesen 73´ Papin 87´ Genghini 14 e Amoros 21 da Prorrogação.

A Belgica fazia a sua melhor Copa e a França mais uma fez parou na Alemanha como em 1982, a desmotivação parecia a mesma mais desta fez a França desejou mais a terceira colocação um belo jogo para mim a melhor decisão de terceiro lugar.

Tivemos em 1998 a Croácia empolgada contra a Holanda, em 2002 a emplogação de Coreia do Sul e Turquia e a Alemanha em 2006 contra um Portugal sem saber aonde estava, foram bons jogos mais esses acima sem duvida para mim foram as maiores decisões de terceiro lugar em Copa.

Fontes: Pesquisa Portal Terra

Textos: Galdino Silva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *