Scottish Wanderers Football Club – São Paulo (SP)

 

Scottish Wanderers Football Club – São Paulo (SP)

Fundado por integrantes da colônia escocesa no ano de 1914. Liderados pelo professor e jogador escocês Archie McLean, foi um dos primeiros clubes profissionais do Brasil, mesmo que ilegal e não oficialmente. Disputou os campeonatos paulistas nos anos de 1914 e 1915, ficando em penúltimo lugar nas duas vezes, apesar de fazer parte da equipe dos maiores futebolistas do Brasil na época:

Archie McLean. Esse escocês que jogou ainda no SPAC, no Americano e na AA São Bento, foi quem trouxe e introduziu a troca de passes conhecida como tabelinha no futebol brasileiro.  O fator decisivo para extinção do Scottish Wanderers  ocorreu às vésperas do Campeonato Paulista de 1916, quando um escândalo veio à tona. Inconformado por não ter sido aceito no time, um jogador denunciou o esquema que mantinha  vivo o Wanderers.

Após cada partida, o valor arrecadado com a venda de ingressos não era destinado às despesas gerais do clube, mas sim dividido entre os atletas que estudavam no colégio Mackenzie. Isso configurou profissionalismo, aquele mesmo que levou o antecessor SPAC a abandonar o Campeonato Paulista.

Comprovada a irregularidade, o Wanderers foi expulso da APEA e não pode disputar o Campeonato Paulista do ano seguinte. Poucos dias depois acabou sendo extinto. O Palestra Itália ficou com a vaga e estreou no campeonato de 1916.

 

FONTES: Revista “A Cigarra” – Wikipédia – Almanaque do Futebol Paulista, de José Jorge Farah Neto e Rodolpho Kussarev Jr.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *